Questões de Concurso
Filtrar
                
                  349 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 17 de 70                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Nutrição                    
                  
                  
                
              
             Em relação ao uso de sacarose por indivíduos com diabetes mellitus, a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Diabetes Mellitus (2020) afirma corretamente que 
    
                Concurso:
                Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Nutrição                    
                  
                  
                
              
             De acordo com a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Doença Renal (2021), é um indicador utilizado para diagnóstico de obesidade em pacientes com doença renal 
    
                Concurso:
                Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             No livro “Educação na cidade” (1995), Freire aborda, entre outros temas, o da formação docente. No capítulo 2,  ele afirma que “Não se pode pensar em mudar a cara da escola, não se pode ajudar a escola a ir ficando séria,  competente, rigorosa e alegre sem pensar na formação permanente da educadora.” A seguir, ele complementa declarando que, na sua perspectiva, a formação permanente das educadoras se fará, tanto quanto possível, preponderantemente por meio da reflexão sobre a prática. Nessa perspectiva, a Lei nº 6.316, de 12 de dezembro de 2013, que institui o Estatuto e os Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério e dos Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal de São Bernardo do Campo, dispõe, no art.8º,  que a valorização dos Profissionais do Magistério e Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal dar-se-á assegurando-se-lhes, conforme explicita seu parágrafo único: 
    
                Concurso:
                Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Na obra “Professores reflexivos em uma escola reflexiva”,  Alarcão (2011) afirma que um “professor reflexivo” é um profissional que constrói seus conhecimentos a partir de investigações sobre sua prática, suas metodologias e sua relação com os alunos, atuando de forma inteligente e flexível. Segundo ela, o professor reflexivo é um produtor de seu próprio desenvolvimento. Ele é aquele que, diariamente, busca aprimorar suas capacidades. Para que esse professor possa se formar, é preciso, inicialmente,  que haja a implantação de uma formação docente reflexiva a partir das escolas de formação dos professores,  tornando-o responsável pela melhoria do ensino e não apenas um mero transmissor de conhecimento. Além dessa formação inicial, Alarcão defende uma série de estratégias de grande valor formativo, com algum destaque para a _______________________no que concerne a formação de professores em contexto de trabalho. 
Assinale a alternativa que preenche a lacuna do texto corretamente.
    Assinale a alternativa que preenche a lacuna do texto corretamente.
                Concurso:
                Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Ao se preparar para o concurso de Diretor de escola pública municipal, Clarice leu o livro “Formação continuada de professores” (IMBERNÓN,2010), o qual apresenta um conjunto de ideias e propostas globais que pretendem melhorar a formação continuada de professores, fazendo com que ela “abandone o individualismo docente a fim de chegar ao trabalho colaborativo” e, também, imprimindo a ela uma lógica diferente da atual que visa “atualizar e culturalizar” os professores em “conhecimentos de qualquer denominação ou tipologia”. 
De acordo com Imbernón, “a formação continuada deve possibilitar o desenvolvimento coletivo de processos autônomos no trabalho docente, o compartilhamento de processos metodológicos e de gestão, a aceitação da indeterminação técnica, uma maior importância ao desenvolvimento pessoal, a potencialização da autoestima coletiva e a criação e o desenvolvimento de novas estruturas”. Segundo o autor, pouco a pouco foi surgindo a consciência sobre o papel que o formador deve assumir e sobre um modelo de formação a implementar, ou seja, o formador
    De acordo com Imbernón, “a formação continuada deve possibilitar o desenvolvimento coletivo de processos autônomos no trabalho docente, o compartilhamento de processos metodológicos e de gestão, a aceitação da indeterminação técnica, uma maior importância ao desenvolvimento pessoal, a potencialização da autoestima coletiva e a criação e o desenvolvimento de novas estruturas”. Segundo o autor, pouco a pouco foi surgindo a consciência sobre o papel que o formador deve assumir e sobre um modelo de formação a implementar, ou seja, o formador