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                  Página 24 de 42                
                
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                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Amparada no paradigma da inclusão social, a educação escolar tem um objetivo primordial que é promover a construção de uma sociedade mais justa e plural onde a convivência com as diferenças deve ser valorizada e estimulada desde a infância. O que implica, as diversidades de gênero, sociais, étnicas, intelectuais, físicas,  sensoriais e culturais. 
 
FRANKLIN, Aldo. Educação Inclusiva: estratégias para atender às necessidades de todos os alunos. AC Book.1.ed. Clube dos Leitores,2023. (adaptado)
  
  
A partir do tema abordado e quanto aos conceitos e princípios da educação inclusiva, avalie as afirmações a seguir.
  
  
I. No cerne da educação inclusiva está o princípio da equidade.
  
II. Está fundamentada no respeito à dignidade.
  
III. Implica no reconhecimento de que cada aluno tem ritmos e estilos de aprendizagem distintos, e que as práticas pedagógicas devem ser adaptadas para atender suas diversidades de necessidades e interesses.
  
É CORRETO o que se afirma em:
     
    FRANKLIN, Aldo. Educação Inclusiva: estratégias para atender às necessidades de todos os alunos. AC Book.1.ed. Clube dos Leitores,2023. (adaptado)
A partir do tema abordado e quanto aos conceitos e princípios da educação inclusiva, avalie as afirmações a seguir.
I. No cerne da educação inclusiva está o princípio da equidade.
II. Está fundamentada no respeito à dignidade.
III. Implica no reconhecimento de que cada aluno tem ritmos e estilos de aprendizagem distintos, e que as práticas pedagógicas devem ser adaptadas para atender suas diversidades de necessidades e interesses.
É CORRETO o que se afirma em:
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 O projeto político pedagógico (PPP) é um documento de caráter político e pedagógico ao definir as finalidades e a organização do trabalho pedagógico da escola, no sentido de efetivar a sua função social e a prática democrática, o que implica uma construção contínua e coletiva.  
 
MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Sema Garrido (orgs.). Didática: teoria e pesquisa. In: Projeto Político Pedagógico: uma explicação necessária. 2.ed. Araraquara, Ceará: UECE,2018. (adaptado).
  
  
Considerando o tema apresentado, avalie as afirmações a seguir:
  
  
I. O PPP reflete a cultura escolar, os valores e os princípios que as pessoas trazem inevitavelmente no momento de sua elaboração e desenvolvimento.
  
II. Como instrumento político pedagógico pressupõe a escolha de um referencial teórico que norteará as práticas educativas, cujos pressupostos filosóficos consiste nas concepções sobre a sociedade, o homem e a educação, entre outros elementos e relações.
  
III. A elaboração do PPP, seu desenvolvimento e avaliação somente se tornarão possíveis mediante a relativa autonomia da escola, da formação, da prática de seus profissionais e da capacidade de delinear sua própria identidade.
  
IV. O PPP direciona tanto a organização do trabalho pedagógico da escola em sua totalidade como à organização da sala de aula.
  
V. Como ação política intencional à democratização do ensino o PPP deve eximir das diretrizes, metas e estratégias no que dispõe o Plano Nacional de Educação.
  
  
É CORRETO apenas o que se afirma em:
   
  
    
    MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Sema Garrido (orgs.). Didática: teoria e pesquisa. In: Projeto Político Pedagógico: uma explicação necessária. 2.ed. Araraquara, Ceará: UECE,2018. (adaptado).
Considerando o tema apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I. O PPP reflete a cultura escolar, os valores e os princípios que as pessoas trazem inevitavelmente no momento de sua elaboração e desenvolvimento.
II. Como instrumento político pedagógico pressupõe a escolha de um referencial teórico que norteará as práticas educativas, cujos pressupostos filosóficos consiste nas concepções sobre a sociedade, o homem e a educação, entre outros elementos e relações.
III. A elaboração do PPP, seu desenvolvimento e avaliação somente se tornarão possíveis mediante a relativa autonomia da escola, da formação, da prática de seus profissionais e da capacidade de delinear sua própria identidade.
IV. O PPP direciona tanto a organização do trabalho pedagógico da escola em sua totalidade como à organização da sala de aula.
V. Como ação política intencional à democratização do ensino o PPP deve eximir das diretrizes, metas e estratégias no que dispõe o Plano Nacional de Educação.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Um dos campos na educação ininterruptos de estudos e investigações são as teorias da aprendizagem como forma de ampliar as compreensões sobre como as pessoas constroem conhecimentos, ou seja, como se dá a aprendizagem humana ao longo da vida. Com raízes em diferentes correntes filosóficas e psicológicas, as teorias da aprendizagem vêm difundindo concepções e embasando variadas práticas educativas.  
 
SERTORI, Natalia Maria. Teorias da aprendizagem. Gama, DF: UNICEPLAC,2021. (adaptado).
  
  
Considerando as informações do texto apresentado e os pressupostos da teoria Vygotskyana, avalie as afirmações a seguir:
 
 
I. Enfatiza o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo.
 
II. Parte da pressuposição de que é na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados.
 
III. Confere ao professor um papel significativo na aprendizagem do aluno ao intervir nos processos e provocar avanços, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal.
 
IV. Em sua teoria acentua sobre a questão da afetividade expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão.
 
V. Defende o pensamento de que o aluno não é apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais.
 
É CORRETO apenas o que se afirma em:
     
    SERTORI, Natalia Maria. Teorias da aprendizagem. Gama, DF: UNICEPLAC,2021. (adaptado).
Considerando as informações do texto apresentado e os pressupostos da teoria Vygotskyana, avalie as afirmações a seguir:
I. Enfatiza o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo.
II. Parte da pressuposição de que é na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados.
III. Confere ao professor um papel significativo na aprendizagem do aluno ao intervir nos processos e provocar avanços, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal.
IV. Em sua teoria acentua sobre a questão da afetividade expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão.
V. Defende o pensamento de que o aluno não é apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Uma professora dos anos iniciais da educação fundamental da rede pública ao organizar o seu trabalho pedagógico na intencionalidade de contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem dos seus alunos, conduz o processo de avaliação norteada pelos princípios da inclusão, intervenção, investigação,  colaboração, continuidade e ética. O que implica, a utilização do feedback como recurso imprescindível para a avaliação. 
 
BOAS, Benigna Villas; SOARES, Enílva Rocha Morato (orgs.). Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem.1.ed. Papirus Editora, 2022. (adaptado)
  
  
Considerando o texto apresentado e as indicações correlatas, assinale a função da avaliação da aprendizagem escolar praticada pela professora:
   
      
    BOAS, Benigna Villas; SOARES, Enílva Rocha Morato (orgs.). Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem.1.ed. Papirus Editora, 2022. (adaptado)
Considerando o texto apresentado e as indicações correlatas, assinale a função da avaliação da aprendizagem escolar praticada pela professora:
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Podemos afirmar que, no contexto educacional pensar sobre planejamento escolar numa perspectiva de gestão democrática, implica compreendê-lo como uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em função da qualidade do ensino e da aprendizagem.  
 
   
LIBÂNEO, josé Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017. (adaptado).
  
  
Considerando essa perspectiva sobre planejamento escolar e suas funções, avalie as afirmações a seguir:
  
  
I. Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente.
  
II. Prever objetivos, conteúdos e métodos.
  
III. Atender às exigências burocráticas dos planos oficiais.
  
IV. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente.
  
V. Facilitar a preparação das aulas.
  
  
É CORRETO apenas o que se afirma em:
   
    
    LIBÂNEO, josé Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017. (adaptado).
Considerando essa perspectiva sobre planejamento escolar e suas funções, avalie as afirmações a seguir:
I. Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente.
II. Prever objetivos, conteúdos e métodos.
III. Atender às exigências burocráticas dos planos oficiais.
IV. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente.
V. Facilitar a preparação das aulas.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
