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Questões por página:
De acordo com a Lei Estadual nº 14.528/2014, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os termos às suas respectivas definições.

Coluna 1
1. Logística reversa. 2. Compostagem. 3. Ciclo de vida do produto. 4. Reciclagem. 5. Rejeito.
Coluna 2
( ) Processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas a transformá-los em insumos ou novos produtos.

( ) Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios, destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos aos seus geradores, para que sejam tratados ou reaproveitados em novos produtos, na forma de novos insumos, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

( ) Série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, desde a sua concepção, obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, até seu consumo e disposição final.

( ) Conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos com a finalidade de obter, em menos tempo possível, material estável com atributos físicos, químicos e biológicos superiores àqueles encontrados nas matérias-primas.

( ) Resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentam outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação à recuperação de áreas degradadas, o ponto de origem é a degradação do solo. Sobre a degradação dos solos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os processos erosivos as suas respectivas características.

Coluna 1
1. Laminar. 2. Sulcos. 3. Eluviação. 4. Iluviação. 5. Embate.
Coluna 2
( ) Há a abertura canais ou ravinas, que se iniciam pelo cisalhamento do solo causado pela energia potencial da água da chuva não infiltrada.

( ) É a remoção seguida de transporte de partículas e materiais solubilizados através do solo. A porosidade e agregação do solo influenciam na natureza e intensidade do processo podendo formar horizontes de impedimento ou deslocar nutrientes para e pelas raízes das plantas.

( ) É um tipo de processo erosivo superficial, onde há o desgaste de forma uniforme do solo, sendo quase imperceptível na fase inicial.

( ) É o processo de deposição ou acúmulo do material que foi removido de um ponto e que é depositado em outro dentro de um perfil de solo ou em superfície.

( ) É o ponto inicial de um processo erosivo em solos, onde há ação direta da energia cinética da gota de chuva sobre os solos desprovidos de proteção em sua superfície. Tende a ser maior quanto mais arenoso o solo for.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Quando se trata de conservação de solo e água, busca-se saber as quantidades que estão sendo perdidas. Referente a isso, analise as assertivas a seguir:

I. A USLE é o modelo matemático mais utilizado para a predição de perdas de solo por erosão hídrica por impacto da chuva e escoamento superficial.

II. Erodibilidade, comprimento de rampa e declividade são os fatores chaves que todo modelo de predição de perda de solo precisa ter para funcionar.

III. O modelo computacional chamado “Terraço for Windows” tem por objetivo disciplinar o fluxo de água excedente que o solo não consegue absorver, reduzindo as perdas de solo no campo.

IV. Por erosividade, entende-se a capacidade de o solo resistir à ação mecânica do impacto da gota de chuva sobre ele ou da força de cisalhamento da água, ao passo que erodibilidade refere-se à energia cinética da chuva ou energia potencial do fluxo de água não infiltrado que atua sobre o solo, podendo causar erosão.

Quais estão INCORRETAS?
Referente a Resolução do Consema nº 372/2018, analise as assertivas a seguir:

I. Dispõe sobre os empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, passíveis de licenciamento ambiental no Estado do Rio Grande do Sul, destacando os de impacto de âmbito local para o exercício de competência municipal no licenciamento ambiental.

II. Também versa sobre passivos ambientais e atividades potencializadoras de produção de passivos de origem animal dispostos no meio ambiente.

III. Considera-se Conselho Municipal de Meio Ambiente, para efeitos do disposto nessa Resolução, aquele colegiado que possui caráter deliberativo, sempre que possível com paridade entre governo e sociedade civil, com regimento interno instituído, com definição de suas atribuições, composição, realização de reuniões ordinárias, além de livre acesso à informação sobre suas atividades.


Quais estão INCORRETAS?
O processo de recuperação de áreas degradadas requer fundamentos da pedogênese, da física e da química do solo. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando esses fundamentos às suas respectivas descrições.

Coluna 1
1. Ferratilização. 2. Podzolização. 3. Gleização. 4. Salinização. 5. Sodificação.
Coluna 2

( ) Processo no qual ocorre a dispersão, o transporte e a deposição de material coloidal inorgânico ou, por vezes, inorgânico em associação, que se translocam de um horizonte superior para um inferior.

( ) Processo no qual se destaca o intemperismo químico e os mecanismos de transformação e remoção, constituindo em uma via de formação de formação de solos na qual processos de hidrólise, oxidação e lixiviação foram muito intensos, gerando acentuada dessilicação.

( ) Processo típico de ambiente na qual ocorre saturação permanente ou temporária de água durante maior parte do tempo, impondo condições de redução do ferro e do manganês.

( ) Processo que resulta em uma expressiva saturação da CTC por sódio.

( ) Processo típico de regiões semiáridas ou com estação seca bem pronunciada, onde ocorre uma acumulação de sais solúveis que, por aumento de concentração, precipitam no perfil.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: