Filtrar


Questões por página:
Para o desenvolvimento da RAD, faz-se necessário o entendimento e a aplicação de conhecimento não somente da área em questão, mas de elementos técnicos inerentes à área. Referente a aplicações do conhecimento da física do solo em RAD, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Pode ser utilizado para verificar o momento adequado para o preparo do solo, em função do teor de água, evitando a degradação da estrutura.

( ) Métrica como espessura dos horizontes A ou A+B tem pouca relevância quando se trata de prevenção de degradação, uma vez que esse dado apresenta pouca ou nenhuma relação com as perdas potenciais suportadas pelos solos.

( ) A presença de selo ou crosta superficial é um parâmetro físico relevante no entendimento dos processos de degradação, especialmente porque, para um mesmo volume de precipitação e mesma cobertura vegetal, quanto maior o teor de argila de um solo, maior é a formação de selo e, por consequência, da resistência da crosta.

( ) Sinônimos do processo de degradação, a compactação e o adensamento têm o mesmo conceito e, por esse motivo acrescido da estabilidade de sua leitura no tempo, têm sido indicadores consistentes de degradação de solos.

( ) A detecção precoce da erosão laminar pode prevenir o avanço do processo.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Referente à conservação e planejamento de uso dos solos, analise as assertivas a seguir:

I. Por sistema de plantio direto, entende-se o modelo de produção atual, com gramíneas como trigo e aveia no inverno, e soja no verão.
II. A semeadura em nível associada à construção de curvas em nível para disciplinar o fluxo de água tem sido uma das técnicas de conservação de solo e de água em nível de lavoura.
III. O dimensionamento de curvas em nível ou em desnível tem como base o entendimento da declividade do terreno, do comprimento de rampa e da capacidade máxima de infiltração de água por um solo.
IV. Por microbacia hidrográfica, entende-se uma área menor do que 100 km2, delimitadas por estradas ou canais de escoamento naturais ou construídos.


Quais estão INCORRETAS?
Considerando o disposto na Lei dos Agrotóxicos, analise as assertivas a seguir:

I. Para obter o registro ou a reavaliação de registro de produtos técnicos, pré-misturas, agrotóxicos e afins, o interessado deve apresentar, em prazo não superior a cinco dias úteis, a contar da data da primeira protocolização do pedido, a cada um dos órgãos responsáveis pelos setores de agricultura, saúde e meio ambiente, requerimento em duas vias, acompanhado dos respectivos relatórios e de dados e informações exigidos, por aqueles órgãos, em normas complementares.

II. Os agrotóxicos, seus componentes e afins que apresentarem indícios de redução de sua eficiência agronômica, alteração dos riscos à saúde humana ou ao meio ambiente poderão ser reavaliados a qualquer tempo e ter seus registros mantidos, alterados, suspensos ou cancelados.

III. Para fins de registro, os produtos destinados exclusivamente à exportação ficam dispensados da apresentação dos estudos relativos à eficiência agronômica, à determinação de resíduos em produtos vegetais e outros que poderão ser estabelecidos em normas complementares pelos órgãos responsáveis pelos setores de agricultura, saúde e meio ambiente.

IV. O registro de novo produto agrotóxico, seus componentes e afins somente será concedido se a sua ação tóxica sobre o ser humano e o meio ambiente for, comprovadamente, igual ou menor do que a daqueles já registrados para o mesmo fim.


Quais estão corretas?
Referente aos ciclos biogeoquímicos, analise as assertivas a seguir:

I. O carbono existe na hidrosfera e atmosfera sob a forma de monóxido de carbono.
II. A fixação biológica e a nitrificação são os dois processos que tornam o nitrogênio disponível para as plantas.
III. ATP e ácidos nucleicos são parte do ciclo do fósforo na natureza.
IV. O enxofre presente na atmosfera se combina com o oxigênio formando o dióxido de enxofre (SO3).

Quais estão corretas?
O conhecimento sobre gênese e formação do solo é a base para entendimento e aplicação às diferentes situações em campo, especialmente quando se trata de manejo de efluentes em solos, uma vez que é base para o enquadramento dos tipos de solos e seu potencial de uso. Sobre o assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as classes de solo às respectivas características.

Coluna 1
1. PVd. 2. LVd. 3. CHa. 4. Gx. 5. RR.
Coluna 2
( ) São solos com aptidão restrita para o uso de lavouras anuais, bem como para uso como depósito de efluentes ou sólidos de diferentes origens. Ainda são extremamente frágeis quando se trata de perda de solo por erosão hídrica, porém naturalmente férteis.
( ) Apresentam elevada acidez e baixa fertilidade natural, sendo altamente suscetíveis à erosão e degradação ambiental, especialmente quando apresentarem mudança textural abrupta.
( ) É uma das classes mais desejáveis tanto para cultivo de grãos quanto para deposição de resíduos, dado suas características físico-químicas como elevada CTC. Quando se trata de deposição de efluentes, são os que apresentam maior capacidade de receber volume significativos com baixo impacto no ambiente.
( ) São tipicamente encontrados nas áreas de baixada, apresentando problemas naturais de drenagem, o que os torna aptos para o cultivo de grãos e cereais, mas inadequados para recebimento de efluentes de qualquer natureza.
( ) São solos tipicamente encontrados na região dos Campos de Cima da Serra, apresentam forte acidez e baixa disponibilidade natural de nutrientes. Em termos de usos, requerem práticas conservacionistas intensivas. Apresentam boas condições para recebimento de efluentes sólidos a fim de descarte, e com certa restrição para descarte de efluentes líquidos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: