Filtrar


Questões por página:
Segundo Baptista (2024), “as bibliotecas universitárias têm um papel fundamental ao fomentar a educação intercultural, contribuindo para a compreensão mútua entre culturas, a valorização da diversidade e a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva”. A autora salienta que a interculturalidade em bibliotecas universitárias no século XXI geram desafios e oportunidades. Assim, elas devem ser vistas como espaços que promovem a educação intercultural. São aspectos das manifestações da natureza intercultural dessas instituições:

I. Acervos multilíngues e multiculturais, contemplando obras de autores contemporâneos e da própria universidade, temáticas de relevância a partir de perspectivas diversas.

II. Representação de diferentes grupos étnicos, culturais e sociais nas coleções de referência e atividades promovidas para minorias.

III. Atendimento acolhedor e sensível às necessidades de usuários provenientes de diversas origens.

IV. Realização de projetos culturais, eventos e exposições que valorizem a pluralidade presente na comunidade acadêmica.



Quais estão corretas?
Quando o assunto é catalogação, existem muitas definições teóricas em pesquisas na área. De acordo com a Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação (IFLA,2016), as decisões dos catalogadores devem ser regidas por princípios gerais, que regem a criação e o desenvolvimento de códigos de catalogação, as decisões que tomam os catalogadores e as políticas sobre o acesso e intercâmbio de dados. De todos os princípios, o principal deles é o(a) ____________, enquanto que os demais princípios não estão em nenhuma ordem particular.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Segundo Maia e Morais (2023), as Bibliotecas Universitárias (BU) passaram a ser protagonistas importantes na formação do sistema da educação superior, na construção pedagógica e na mudança sociocultural do país na função de apoio ao ____________________________. O Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, em meados da década de 1990, teve como objetivo a melhoria dos processos de gestão e da capacidade administrativa do Estado, entre os quais as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Nesse cenário, floresceram muitas tentativas do governo de instituir um processo avaliativo, o que culminou no(a) atual ______________________________, criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil em 2004, pela Lei nº 10.861, para avaliar e acompanhar o desenvolvimento das IES no país com o intuito de garantir a eficácia institucional e a efetividade acadêmica e social.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
De acordo com Ribeiro (2004), os dados da primeira área de descrição são tirados da fonte principal de informação, variando de material para material. De acordo com essas informações, analise as assertivas abaixo sobre a área de título:

I. O título principal deve ser transcrito como aparece, com a mesma redação, a mesma ordem de palavras e a mesma grafia, mas não necessariamente com a mesma pontuação e uso de maiúsculas. Transcreve-se os acentos e sinais diacríticos como aparecem nos dados da fonte principal de informação de acordo com o uso da língua empregada no contexto.

II. O título equivalente é a segunda parte do título principal, introduzida pela conjunção “ou” ou pelas suas equivalentes em outras línguas entre vírgulas. Apesar da vírgula, escreve-se a sua primeira palavra com letra minúscula.

III. Em título principal incluindo símbolos e caracteres impossíveis de transcrever, descreve-se esses sinais entre colchetes. É o caso de interpolação prescrita, por isto redigida na língua da agência catalogadora. E se o título principal estiver fora da fonte principal de informação, registra-se em nota a fonte de onde foi tirado.

IV. O título principal pode ser abreviado por meio de reticências desde que sejam conservadas as suas cinco primeiras palavras, excluindo o título alternativo, sem comprometer a sua identificação.

V. Na ausência de um título principal, cria-se livremente um título extenso entre colchetes. Esse é o caso de um item sem fonte principal de informação ou sem a sua substituta; sendo possível, encontra-se título em outra fonte.



Quais estão corretas?
Cunha (2008) ressalta a importância do projeto coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que conta com a participação de Instituições de Ensino Superior (IES), disponibilizando o texto completo de teses e dissertações defendidas no Brasil, possibilitando uma forma única de busca e acesso a esses documentos. O conteúdo das teses disponibilizadas em meio magnético poderá ser acessado diretamente a partir de repositórios locais das instituições provedoras de dados. Assinale a alternativa que corresponde ao acesso aberto à produção acadêmica de pós-graduação, o qual promove visibilidade, integração e preservação do conhecimento científico brasileiro.