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Concurso:
Prefeitura de Cubatão - SP
Disciplina:
Administração Pública
Naura Syria Carapeto, em "Políticas Públicas e Gestão da Educação", analisa a relação entre as políticas públicas e a gestão da educação, destacando a importância da participação democrática na formulação e implementação dessas políticas. Acerca do assunto, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) As políticas públicas educacionais devem ser elaboradas exclusivamente por especialistas, com base em dados técnicos e indicadores de desempenho, sem a participação da comunidade escolar.
(__) A gestão da educação deve estar a serviço da justiça social, garantindo o acesso, a permanência e o sucesso escolar de todos os alunos, especialmente daqueles que são historicamente excluídos.
(__) A participação da comunidade escolar na gestão da educação é um obstáculo à eficiência do sistema educacional, pois gera conflitos e atrapalha a tomada de decisão.
(__) As políticas públicas educacionais devem ser avaliadas e monitoradas para que se possa verificar sua efetividade e promover os ajustes necessários.
A sequência está correta em:
(__) As políticas públicas educacionais devem ser elaboradas exclusivamente por especialistas, com base em dados técnicos e indicadores de desempenho, sem a participação da comunidade escolar.
(__) A gestão da educação deve estar a serviço da justiça social, garantindo o acesso, a permanência e o sucesso escolar de todos os alunos, especialmente daqueles que são historicamente excluídos.
(__) A participação da comunidade escolar na gestão da educação é um obstáculo à eficiência do sistema educacional, pois gera conflitos e atrapalha a tomada de decisão.
(__) As políticas públicas educacionais devem ser avaliadas e monitoradas para que se possa verificar sua efetividade e promover os ajustes necessários.
A sequência está correta em:
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Prefeitura de Cubatão - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
Paulo Fossatti, em "Novo FUNDEB: uma incursão sobre seus possíveis avanços", analisa as mudanças trazidas pelo novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), destacando seus impactos na educação brasileira. Analise as afirmativas, abaixo.
I. O novo FUNDEB reduziu o investimento do governo federal na educação básica, transferindo a responsabilidade do financiamento para os estados e municípios.
II. O novo FUNDEB manteve a desvinculação dos recursos, permitindo que os gestores utilizem os recursos do fundo para outras áreas, além da educação.
III. O novo FUNDEB ampliou a participação dos recursos federais no financiamento da educação básica, contribuindo para reduzir as desigualdades entre os entes federativos.
Após análise, assinale a alternativa correta.
I. O novo FUNDEB reduziu o investimento do governo federal na educação básica, transferindo a responsabilidade do financiamento para os estados e municípios.
II. O novo FUNDEB manteve a desvinculação dos recursos, permitindo que os gestores utilizem os recursos do fundo para outras áreas, além da educação.
III. O novo FUNDEB ampliou a participação dos recursos federais no financiamento da educação básica, contribuindo para reduzir as desigualdades entre os entes federativos.
Após análise, assinale a alternativa correta.
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Prefeitura de Cubatão - SP
Disciplina:
Pedagogia
O "Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação − 2022" apresenta um panorama da situação da educação brasileira em relação às metas do PNE. Analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. O relatório aponta que todas as metas do PNE para 2022 foram alcançadas com sucesso, demonstrando a eficácia das políticas educacionais implementadas no período.
II. O relatório destaca a importância do monitoramento contínuo das metas do PNE para garantir a implementação de políticas públicas eficazes e a melhoria da qualidade da educação.
III. O relatório indica que o Brasil já atingiu a meta de universalizar o acesso à educação infantil para crianças de 4 e 5 anos, mas ainda enfrenta desafios para garantir a oferta de educação infantil de qualidade para todas as crianças.
I. O relatório aponta que todas as metas do PNE para 2022 foram alcançadas com sucesso, demonstrando a eficácia das políticas educacionais implementadas no período.
II. O relatório destaca a importância do monitoramento contínuo das metas do PNE para garantir a implementação de políticas públicas eficazes e a melhoria da qualidade da educação.
III. O relatório indica que o Brasil já atingiu a meta de universalizar o acesso à educação infantil para crianças de 4 e 5 anos, mas ainda enfrenta desafios para garantir a oferta de educação infantil de qualidade para todas as crianças.
Concurso:
Prefeitura de Cubatão - SP
Disciplina:
Pedagogia
Faour e Camba, em "O diretor escolar e a formação dos professores na escola: compromisso social e político", abordam o papel do diretor na formação continuada dos professores, destacando seu compromisso social e político. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) O diretor escolar, além de suas funções administrativas, desempenha um papel importante na formação continuada dos professores, criando oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional dentro da escola.
(__) A formação continuada dos professores deve se concentrar em aspectos técnicos e pedagógicos, desconsiderando as dimensões sociais e políticas da educação.
(__) O diretor escolar deve se eximir de responsabilidades na formação dos professores, delegando essa tarefa exclusivamente aos coordenadores pedagógicos e aos órgãos superiores de gestão da educação.
(__) A formação continuada dos professores contribui para a construção de uma escola democrática e de qualidade social, que atenda às necessidades da comunidade.
A sequência está correta em:
(__) O diretor escolar, além de suas funções administrativas, desempenha um papel importante na formação continuada dos professores, criando oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional dentro da escola.
(__) A formação continuada dos professores deve se concentrar em aspectos técnicos e pedagógicos, desconsiderando as dimensões sociais e políticas da educação.
(__) O diretor escolar deve se eximir de responsabilidades na formação dos professores, delegando essa tarefa exclusivamente aos coordenadores pedagógicos e aos órgãos superiores de gestão da educação.
(__) A formação continuada dos professores contribui para a construção de uma escola democrática e de qualidade social, que atenda às necessidades da comunidade.
A sequência está correta em:
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Prefeitura de Cubatão - SP
Disciplina:
Pedagogia
Maria Teresa Égler Mantoan, em Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?, defende uma inclusão escolar que vá além do acesso à escola, garantindo a participação e a aprendizagem de todos os alunos. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I.A inclusão escolar, na perspectiva de Mantoan, pressupõe a transformação da escola em um espaço que acolha a diversidade e valorize as diferenças, promovendo a aprendizagem de todos os alunos, com ou sem deficiência.
II.A inclusão escolar se efetiva com a criação de classes especiais para alunos com deficiência, separando-os dos demais alunos para que recebam atendimento individualizado de acordo com suas necessidades específicas.
III.A inclusão escolar, segundo Mantoan, implica em adaptar os alunos com deficiência ao ambiente escolar, de modo que se ajustem às normas e aos métodos de ensino tradicionais, garantindo a uniformidade do processo educativo.
I.A inclusão escolar, na perspectiva de Mantoan, pressupõe a transformação da escola em um espaço que acolha a diversidade e valorize as diferenças, promovendo a aprendizagem de todos os alunos, com ou sem deficiência.
II.A inclusão escolar se efetiva com a criação de classes especiais para alunos com deficiência, separando-os dos demais alunos para que recebam atendimento individualizado de acordo com suas necessidades específicas.
III.A inclusão escolar, segundo Mantoan, implica em adaptar os alunos com deficiência ao ambiente escolar, de modo que se ajustem às normas e aos métodos de ensino tradicionais, garantindo a uniformidade do processo educativo.