Filtrar


Questões por página:
“Deve-se também à sua iniciativa a intensificação da monocultura do pinheiro-bravo (Pinhal de Leiria), em princípio, com a finalidade de criar uma barreira vegetal que protegesse as terras agrícolas do avanço das areias costeiras e, também, como reserva florestal para o fornecimento de madeira destinada à construção naval e à exportação.”

Fonte: Introdução à história marítima brasileira. — Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha,2006.

Com base nessas informações, é incorreta a seguinte afirmativa:
“O escorbuto merece destaque, pois foi uma doença que causou a morte de muitos marinheiros nas longas estadias no mar, quando a dieta dependia apenas de peixe, carne salgada e biscoito (feito de farinha de trigo, o último alimento que se deteriorava a bordo dos veleiros). O escorbuto é causado pela falta de vitamina C na dieta. As gengivas incham e sangram, os dentes perdem sua fixação, aparecem manchas na pele, sentese muito cansaço. Com o tempo, vem a morte. Em uma viagem da Marinha inglesa (força naval comandada pelo Comodoro George Anson), em 1741, dos dois mil homens que partiram da Inglaterra, somente 200 regressaram. A maioria morreu por causa do escorbuto. Por volta de 1800, descobriu-se que esse mal poderia ser evitado acrescentando à dieta suco de limão, rico em vitamina C, pois sua ingestão diária, em pequenas doses, evita o escorbuto, tornando mais saudável a vida a bordo dos navios.”

Fonte: Introdução à história marítima brasileira. — Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha,2006.

A vitamina C é um exemplo de vitamina:
Visualizar Questão Comentada
“A vida a bordo dos navios veleiros era muito difícil. O trabalho a bordo, com as manobras de pano, muitas vezes durante tempestades, exigia bastante esforço físico e era arriscado. A comida, sem possibilidade de se ter uma frigorífica, era deficiente, principalmente em vitaminas, o que causava doenças como o beribéri e o escorbuto. Durante os longos períodos de mau tempo, não havia como secar as roupas. A higiene a bordo também deixava muito a desejar. Muitos morreram nas longas viagens oceânicas. Cabe observar que a vida em terra também não era fácil. O trabalho podia ser fatigante e o ambiente insalubre. Desconhecia-se a causa de muitas doenças. Havia pouco conhecimento sobre uma dieta alimentar adequada, a medicina da época era muito deficiente e os antibióticos ainda não existiam. Morria-se por infecções causadas por bactérias, que seriam curadas sem grandes dificuldades nos dias de hoje.”

Fonte: Introdução à história marítima brasileira. — Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha,2006.

A doença beribéri, mencionada no texto, é causada principalmente devido à deficiência da seguinte vitamina
Visualizar Questão Comentada
“Segundo Carrilho et al. (2023), diagnósticos clínicos diferenciais de arboviroses são uma dificuldade relatada pela literatura, notadamente no que diz respeito à dengue, por estar presente no Brasil há muitos anos e, por isso, ser mais conhecida no país. Ademais, a ausência de uma vacina efetiva e de medicações específicas para cada arbovirose deixa o controle da transmissão dessas doenças para as equipes de controle de vetores. Em relação à dengue no país, destaca-se que há uma epidemia da doença desde 1986, que evidencia falhas na prevenção, relacionadas a aspectos socioeconômicos e ambientais.”

Fonte: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/9148/4517 Acesso em: 06/08/2025

O grupo das arboviroses inclui, além da dengue, doenças como
“Os poliquetas são animais que podem variar de poucos milímetros até mais de um metro de comprimento, possuem o corpo mole formado por uma série de segmentos, e diferenciam-se pela presença de inúmeros pares de cerdas ao longo dos segmentos.”

Fonte: https://www.marinha.mil.br/ieapm/sites/www.marinha.mil.br.ieapm/files/ebook_Biodiversidade_Marinha_de_Arraial_d o_Cabo_2020.pdf Acesso em: 06/08/2025

A alternativa que indica o nome do grupo que não faz parte do filo Annelida é: