Filtrar


Questões por página:

Considere o caso hipotético a seguir:


Paciente apresenta audiometria tonal liminar com os seguintes resultados: Limiares de Via Óssea (VO) rebaixados > 15 dB NA (Nível de audição) e limiares de Via Aérea (VA) rebaixados > 25 dB NA, com gap aéreo-ósseo ≥ 15 dB.

Que tipo de perda o paciente apresenta?
A avaliação audiológica na infância costuma ser um processo desafiador e principalmente contínuo, na qual se fazem necessárias reavaliações periódicas para a definição precisa do diagnóstico audiológico. Os procedimentos utilizados na prática clínica variam em função da faixa etária da criança. Sobre os procedimentos utilizados na avaliação audiológica infantil, é CORRETO afirmar que:
O tratamento individual para afasia deve ser delineado com base nas manifestações linguísticas que mais impactaram a comunicação do paciente no momento da avaliação fonoaudiológica. As intervenções terapêuticas podem visar diferentes domínios de linguagem (por exemplo, expressão oral, compreensão auditiva, escrita). A modalidade de terapia semântica e fonológica é responsável por melhorar o seguinte domínio da linguagem:
A interrupção de vias de planejamento motor que levam a um comprometimento da práxis na via oral pode manifestar-se como apraxia dos movimentos orais relacionados com a fala (apraxia de fala). Os pacientes com apraxia da fala demonstram, geralmente, diversos comprometimentos, entre eles:
Esquemas Motores Vocais (EMVs) são modelos sistemáticos que auxiliam na expansão do léxico, atuando como suporte fonético e moldando padrões articulatórios. Os EMVs, influenciados pelo sistema de sons da língua, constituem a base para o desenvolvimento fonológico. Eles desempenham um papel importante na formação das primeiras palavras. Em que fase do desenvolvimento são observados os primeiros EMVs? Assinale a alternativa CORRETA.