Filtrar


Questões por página:

A reação em cadeia da polimerase (PCR) e suas variações, como a PCR em tempo real (qPCR) e a PCR com transcrição reversa (RT-PCR), são amplamente utilizadas no diagnóstico molecular de doenças infecciosas. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. A PCR convencional e qPCR requerem necessariamente uma etapa de detecção pós-amplificação por eletroforese em gel de agarose.

II. Como o HCV é um vírus de DNA, não é necessária a transcrição reversa em cDNA para amplificação por PCR.

III. Na PCR convencional ou qPCR, a temperatura de anelamento dos primers deve ser sempre igual à temperatura de desnaturação para evitar amplificação inespecífica.

IV. Na PCR convencional, primers são sequências de RNA que direcionam a síntese de DNA pela DNA polimerase.


Está INCORRETO o que se afirma em

Um paciente com sangramento prolongado é submetido a investigação laboratorial para avaliação da hemostasia. São solicitados tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA). O TP se encontra prolongado e o TTPA está dentro da faixa de referência. Considerando a interpretação dos testes de triagem de coagulação, assinale a afirmativa correta.
O analista clínico pode receber diferentes tipos de amostras clínicas para o diagnóstico laboratorial de micoses, como raspado de pele, unha, cabelo, escarro, secreções e fragmentos de tecido. Em relação à coleta, transporte e exame direto de amostras clínicas para diagnóstico micológico, assinale a afirmativa correta.
O exame parasitológico de sangue é um recurso diagnóstico importante na suspeita de infecções por hematozoários, como Plasmodium spp., Trypanosoma cruzi e microfilárias. As técnicas laboratoriais aplicadas devem ser adequadas à suspeita clínica, respeitando aspectos como tipo de coloração, morfologia parasitária e sensibilidade diagnóstica. Assinale a alternativa que descreve corretamente os principais aspectos técnicos relacionados ao exame parasitológico em sangue.
O método de Bradford é um procedimento para quantificar proteínas em amostras biológicas. Ele se baseia na ligação do corante às proteínas, causando uma alteração no espectro de absorção da solução, que pode ser medida espectrofotometricamente. Trata-se do corante utilizado no método de Bradford: