Filtrar


Questões por página:
A chegada da Missão Artística Francesa ao Brasil, em 1816, é um ponto de partida para a compreensão do período.

Para Dias (apud Barcinski,2015), os integrantes da Missão, liderados por Joachim Le Breton,
Leia o texto a seguir:

Forma de realização cênica que é parte crucial do teatro do oprimido desenvolvido por Augusto Boal. Nele, o espectador assume o papel de protagonista na cena e transforma a ação dramática proposta, experimentando diretamente as ações que considera pertinentes à situação mostrada. Sua função é que o espectador ensaie discursos e intervenções, preparando-se para uma ação real. Esse ensaio se baseia na experiência estética, ou seja, no aprendizado e na reflexão sobre o pensamento sensível, sua expressão e sua influência no real.

(I. D. Koudela, Léxico de pedagogia do teatro,2015. Adaptado)

A descrição retrata o
Assinale a alternativa que define, no campo teatral, o brincante.
Leia o texto a seguir:

Foi do estudo da arte chinesa do espetáculo que este autor derivou a quintessência da encenação e representação do seu teatro épico: o efeito do distanciamento. Ele se baseia numa neutralização completa dos meios tradicionais de expressão teatral. Manter distância é o primeiro mandamento tanto para o ator quanto para o público. Não é permitido que se forme nenhum campo hipnótico entre o palco e a plateia. O ator não deve despertar emoções no espectador, mas provocar sua consciência crítica. Em nenhum momento deve ele (o ator) permitir que ocorra sua completa metamorfose na figura da personagem.

(M. Berthold, História Mundial do Teatro,2000. Adaptado)

O descritivo caracteriza a proposta de encenação de
Para Martins (2017), o sistema de jogos teatrais de Viola Spolin propicia