Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que define a dimensão do conhecimento em Arte denominada “Crítica”.
Segundo Iavelberg (2015), no contexto das abordagens atuais no ensino da Arte, promoveram-se as teorias de leitura de imagem e percepção estética da criança.

No que diz respeito ao Modernismo, a percepção era uma dimensão importante no ensino voltada
Segundo Iavelberg (2015), alguns autores estudam os níveis de desenvolvimento de compreensão estética da criança e do jovem, pontuando as transformações na capacidade de leitura de imagens da arte ao longo da experiência com essa prática. Um desses estudos aponta para a sequência de tais níveis a partir das categorias: Descrição; Análise; Interpretação e Julgamento.

Essas categorias fazem parte da abordagem de
Segundo Iavelberg (2015), Ana Mae Barbosa, que organizou a Proposta Triangular, afirmou que a Proposta se apresenta como abertura à contextualização, valorização da cultura de origem e atenção ao contexto de interculturalidade próprio do país.

Dessa forma, a Proposta, sua fundamentação e referências situam
Para Barbosa (2022), o Modernismo antropofágico fracassou na sua função descolonizadora pela ação da ditadura nefasta do Estado Novo (1937 – 1945), mas os modernistas geraram para o ensino da Arte o duradouro Movimento de Educação Expressionista, defendido por Mário de Andrade (1893 – 1945) e Anita Malfatti (1889 – 1964).

Nesse contexto, a autora aponta por parte dos primeiros modernistas, em relação ao ensino da Arte,