Filtrar


Questões por página:

Lactente do sexo feminino, com 4 meses de idade, em aleitamento materno exclusivo, nascida a termo e tendo nascido com 2850 gramas, comparece para consulta de rotina na Unidade Básica de Saúde. Sua mãe fez pré-natal adequadamente, e o parto ocorreu sem intercorrências.



De acordo com as atuais diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria, qual dose profilática de ferro elementar deve ser, nesse momento, administrada a essa criança?

Recém-nascida, com 21 dias de vida, do sexo feminino, é trazida para sua primeira consulta de rotina. Nasceu a termo, e a única intercorrência da mãe na gestação foi oligoâmnio. Durante o exame físico, o pediatra avalia as articulações do quadril da bebê, considerando a importância do rastreamento precoce para displasia de desenvolvimento do quadril (DDQ). Ao realizar as manobras específicas, o médico observa sinais que o levam a suspeitar de DDQ.



Qual das seguintes manobras e respectivos achados são associados ao diagnóstico de DDQ?

Adolescente do sexo masculino, com 14 anos de idade, previamente hígido, é trazido ao pronto-socorro com história de 48 horas de febre, dor de cabeça e vômitos. Há cerca de 12 horas, apresenta ataxia e confusão mental significativa. Deu entrada na sala de emergência em regular estado geral e apresentou crise convulsiva imediatamente após admissão. Fez uma tomografia de crânio, que mostrou alterações em lobo temporal.



Após a coleta do líquor, a próxima conduta prioritária a ser seguida deverá ser a

Escolar do sexo masculino, com 9 anos e meio de idade, tem história de febre baixa, mal-estar, cefaleia, bastante tosse e otalgia importante há 5 dias. Ao exame, está em bom estado geral, apresentando membranas timpânicas hiperemiadas com lesões vesiculares, com discreto exantema em tronco.



Nesse caso, a melhor opção terapêutica é

Escolar do sexo masculino, com 7 anos de idade, é resgatado de um lago após ser encontrado submerso por um período estimado em 2 a 3 minutos. Ao ser retirado da água, ele está inconsciente, com cianose labial e espuma abundante na boca e no nariz. Os socorristas iniciam o atendimento e, após abrir as vias aéreas, percebem que o menino não respira espontaneamente, mas apresenta pulso carotídeo forte e regular.



Qual é a conduta inicial mais adequada a ser tomada para esse paciente, de acordo com as diretrizes de reanimação pediátrica no afogamento?