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Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
A prevenção da indisciplina vincula-se à motivação e à participação ativa dos alunos em tarefas significativas. O silêncio, por si, não assegura aprendizagem; ao contrário, a construção do conhecimento emerge de ações, trocas e argumentação em atividades mediadas. Nessa nova concepção, a disciplina deixa de se confundir com silenciamento, obediência e resignação; passa a significar vontade de saber, perseverança, movimento e força para enfrentar obstáculos, demandando do professor práticas que organizem o trabalho intelectual sem anular a agência discente.
Nesse contexto, segundo AQUINO, faz-se necessário que o professor:
Nesse contexto, segundo AQUINO, faz-se necessário que o professor:
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Prefeitura de Birigui - SP
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Pedagogia
A concepção de alfabetização desenvolvida por Emília Ferreiro, conforme apresentada na obra Reflexões sobre alfabetização, fundamenta-se em princípios que rompem com a visão tradicional de ensino da escrita. Um dos princípios que norteiam essa concepção é que:
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Prefeitura de Birigui - SP
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Pedagogia
Starepravo destaca os jogos como ferramentas pedagógicas privilegiadas no ensino de números e operações. Para o autor, esses recursos lúdicos desempenham um papel fundamental na construção do conhecimento matemático, especialmente porque:
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Prefeitura de Birigui - SP
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Pedagogia
A partir da perspectiva construtivista proposta por Constance Kamii, com base na teoria piagetiana e sua aplicação à aprendizagem do número pela criança, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações:
(__)A construção do número, segundo a autora, é um processo de elaboração ativa por parte da criança, que parte de ações concretas sobre objetos para desenvolver estruturas mentais, sendo a função do professor favorecer situações problemáticas que exijam a coordenação de relações, e não a transmissão direta de procedimentos.
(__)Para Kamii, o ensino do número exige a antecipação de níveis operatórios em função de objetivos curriculares preestabelecidos, devendo o professor intervir diretamente para corrigir estratégias individuais que não correspondam às formas convencionais de contagem e quantificação.
(__)Na abordagem de Kamii, o número é construído a partir da coordenação entre operações lógicas e operações matemáticas, sendo a intervenção do professor eficaz quando orienta o aluno a aplicar modelos prontos de resolução, visando à internalização dos conceitos de ordem e quantidade.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(__)A construção do número, segundo a autora, é um processo de elaboração ativa por parte da criança, que parte de ações concretas sobre objetos para desenvolver estruturas mentais, sendo a função do professor favorecer situações problemáticas que exijam a coordenação de relações, e não a transmissão direta de procedimentos.
(__)Para Kamii, o ensino do número exige a antecipação de níveis operatórios em função de objetivos curriculares preestabelecidos, devendo o professor intervir diretamente para corrigir estratégias individuais que não correspondam às formas convencionais de contagem e quantificação.
(__)Na abordagem de Kamii, o número é construído a partir da coordenação entre operações lógicas e operações matemáticas, sendo a intervenção do professor eficaz quando orienta o aluno a aplicar modelos prontos de resolução, visando à internalização dos conceitos de ordem e quantidade.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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Pedagogia
De acordo com a abordagem de Célia Maria Carolino Pires sobre a prática docente em Educação Matemática nos anos iniciais, no que se refere à relação entre os saberes docentes e a construção do conhecimento matemático na escola, é correto afirmar que: