Filtrar


Questões por página:
Uma coisa é pôr idéias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias... tanta gente – dá susto de saber – e nenhum se sossega: todos nascendo, crescendo, se casando, querendo colocação de emprego, comida, saúde, riqueza, ser importante, querendo chuva e negócios bons... De sorte que carece de se escolher: ou a gente se tece de viver no safado comum, ou cuida de só religião só. Eu podia ser: padre sacerdote, se não chefe de jagunços; para outras coisas não fui parido (2001, p.31).

Disponível em: https://relendorosa.blogspot.com/2010/12/grande-sertao-veredas.html. Acesso em: 03 jun.2024.


Do ponto de vista semântico-gramatical, e observando-se o primeiro período do excerto, é correto afirmar que
Visualizar Questão Comentada


Imagem associada para resolução da questão



Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/49513929. Acesso em: 03 jun.2024.




Do ponto de vista sintático, é correto afirmar que

Visualizar Questão Comentada
Criadouros domésticos


Segundo o 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) do Ministério da Saúde, 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros).


CRIADOUROS... Revista RADIS, n.258. Mar.2024. Grifo nosso.


Sobre o fragmento destacado no texto, é correto afirmar que, nas linguagens modernas em que entram expressões numéricas de porcentagem, a tendência é fazer
Visualizar Questão Comentada
[...] foi redigido quase todo em português, como você viu. Agora está sendo traduzido para o brasileiro, um brasileiro muito diferente desses que aparece nos livros da gente da cidade, um brasileiro matuto, com uma quantidade enorme de expressões inéditas, belezas que eu mesmo não suspeitava que existissem. O velho Sebastião, Otávio, Chico e José Leite me servem de dicionários. O resultado é que a coisa tem períodos absolutamente incompreensíveis para a gente letrada do asfalto e dos cafés. Sendo publicada, servirá muito para a formação, ou antes para a fixação da língua nacional.

RAMOS, Graciliano, Cartas. Rio de Janeiro: Record,1982, p.134.


Dadas as afirmativas a respeito das ideias contidas no fragmento textual,

I. O que foi redigido e a linguagem utilizada situam o escritor como clássico, não de uma linguagem nacional, mas de uma variante brasileira.

II. O modo de falar do matuto, incorporado pelo autor à sua literatura, afasta-se do academicismo oficializado.

III. O autor do trecho enfatiza oscilações entre a correção do nível culto padrão da língua portuguesa e a oralidade regional. IV. Fica evidente que, na referida história, o que foi escrito vai figurar, sobretudo, na imagem do fazendeiro e no seu registro de linguagem.

verifica-se que estão corretas
Visualizar Questão Comentada
Foram décadas reivindicando reconhecimento institucional e amparo legal. Entre dezenas de associações e, posteriormente, sindicatos e milhares de histórias individuais semelhantes. A luta das trabalhadoras domésticas por direitos é antiga, melindrosa e majoritariamente feminina e negra. Oriunda de um passado escravocrata e colonial, paternalista e misógino, foram necessárias sete décadas para que, no âmbito jurídico, as trabalhadoras domésticas fossem reconhecidas como categoria profissional, com garantias trabalhistas equiparadas ao restante dos trabalhadores brasileiros. Ainda hoje, entretanto, nas esferas social e cultural, são vítimas da informalidade, da discriminação de classe, raça e gênero, e de assédio moral, sexual e financeiro.
Os desafios persistem, mas, nessa história, já foi trilhado um longo caminho de resistência. Radis traça uma breve linha do tempo do movimento das trabalhadoras domésticas. A trajetória política dessa categoria se confunde com a formação da sociedade brasileira e com o contexto reivindicatório das mobilizações populares no país. Conheça figuras pioneiras, datas marcantes e mudanças conquistadas com o empenho, a perseverança e a participação ativa e conjunta das trabalhadoras domésticas do Brasil. [...]


Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/reportagem/linha-do-tempo/breve-historia-do-trabalhodomestico/. Acesso em: 13 jun.2024.


No trecho acima, o autor emprega alguns elementos linguísticos – palavras e/ou expressões – que funcionam como operadores argumentativos, responsáveis pela coesão e pela coerência do texto.

Assinale a alternativa que contém um desses operadores, introduzindo um significado indicador de contraste, oposição, restrição ou ressalva.
Visualizar Questão Comentada