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Assinale a alternativa que indica corretamente a função sintática da oração subordinativa sublinhada no trecho a seguir:


“partindo-se da compreensão de que não cabia ao Estado sua intervenção ou preservação”.

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Considerando o emprego dos sinais de pontuação, analise as assertivas a seguir:


I. Nas linhas 03 e 04, o emprego das aspas indica a citação direta de um trecho da Carta Magna.

II. Na linha 19, o emprego dos dois pontos introduz uma oração subordinada apositiva.

III. Nas linhas 31 e 32, as vírgulas separam uma oração subordinada reduzida de particípio.


Quais estão corretas?

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Considerando o emprego referencial dos pronomes como um recurso coesivo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Na linha 19, o pronome possessivo em “sua posição passiva” estabelece uma relação entre os substantivos “posição” e “Estado”.

( ) Na linha 24, o pronome pessoal “os” tem como referente “seres humanos”, na linha anterior.

( ) Na linha 33, o pronome pessoal “eles” retoma “movimentos europeus de direitos sociais”, nas linhas 31 e 32.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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Analise as seguintes propostas de alteração do texto:


1. A substituição da palavra “muito” por “bastante” na linha 12 não acarretaria alteração significativa ao sentido do trecho.

2. A supressão da expressão “de recursos”, na linha 15, não impediria a compreensão de que as pessoas de que trata o trecho possuem pouco poder aquisitivo.

3. A substituição da palavra “básica” por “essencial”, na linha 35, não alteraria o sentido original do trecho.

4. Na linha 37, a inserção da expressão “de toda a” antes da palavra “sociedade” não impediria que se compreendesse que a mobilização se deu por parte da sociedade como um todo.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

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Assinale a alternativa na qual a palavra sublinhada NÃO seja um pronome demonstrativo.