Filtrar


Questões por página:

Marília foi casada por 2 anos com Edgar, saindo de casa e se mudando para outra cidade por diversas incompatibilidades com o ex-cônjuge. Inconformado porque ela terminou a relação, Edgar passou a ameaçá-la.


Nesse caso, segundo a Lei Maria da Penha, é correto afirmar que

Ana Lúcia tem 78 anos, é saudável e ficou viúva recentemente, após 55 anos de casamento. Seus filhos Carlos e Antônio estão preocupados de que a mãe more sozinha nesse momento.


Nesse caso, segundo as disposições trazidas pelo Estatuto do Idoso

Maristela está grávida de 6 meses de um breve relacionamento com Adolfo, que não desejou a gestação e não a apoia no projeto de parentalidade.


Nessa situação, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a afirmativa correta:

Jean, de 12 anos e Rita, de 8 anos, são vizinhos e muito amigos. Em uma tarde de brincadeiras, Rita foi à casa de Jean e voltou dizendo que estava cansada por ter feito “sexo a tarde toda” com o amiguinho. Diante desse relato, a mãe da criança chamou a polícia, que apreendeu o menino em flagrante, tendo sido iniciado processo na Vara de Infância. Posteriormente, ao ouvir de forma mais cuidadosa à menina, entendeu-se que Rita havia se referido a uma brincadeira de dar beijo na boca, imitando o “sexo” das novelas.


Frente à situação hipotética, podemos afirmar que

Desde o advento da Constituição Federal de 1988, um novo cenário social passou a se configurar no Brasil, construindo-se progressivamente demandas para atuação de psicólogos na interface com o sistema jurídico-legal. Nesse contexto é esperado que o psicólogo:



I. crie e aplique estratégias de promoção de saúde para os envolvidos em demandas judiciais.


II. garanta espaços de escuta e de autonomia da pessoa na resolução de conflitos.


III. oriente, encaminhe e desenvolva intervenções psicossociais.



Está correto o que se afirma em