Filtrar


Questões por página:
As qualidades do arquivo são características fundamentais para compreender a natureza e a função dos documentos arquivísticos dentro de um sistema organizacional. Entre essas qualidades, a imparcialidade desempenha um papel essencial na confiabilidade dos documentos, pois:
A presunção de autenticidade do documento arquivístico digital se dá com base na análise da forma e do conteúdo e no ambiente de produção, manutenção/uso e preservação desse documento. Os documentos arquivísticos digitais apresentam dificuldades adicionais para presunção de autenticidade em razão de serem facilmente duplicados, distribuídos, renomeados, reformatados ou convertidos, além de poderem ser alterados e falsificados com facilidade, sem deixar rastros aparentes. Considerando os desafios e as práticas existentes atualmente acerca desse tema, assinale a afirmativa INCORRETA.
Cabe à classificação assegurar e evidenciar a relação orgânica existente entre os documentos produzidos e acumulados pelo órgão/entidade no desenvolvimento de suas funções e atividades, bem como permitir sua recuperação de forma rápida e eficiente, e facilitar a avaliação dos documentos. A metodologia do estudo das funções, desenvolvida pelo Arquivo Nacional, para subsidiar a elaboração de instrumentos de gestão de documentos, requer pesquisa, estudo e organização das informações, sendo organizada em oito etapas.
(CABRAL, Dilma; CAMARGO, Angélica Ricci. Orientações para o estudo de funções. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,2024. Publicações Técnicas. P.66. Disponível em: https://bdan.an.gov.br. Acesso em: fevereiro de 2025.)


Considerando apenas a primeira etapa desta metodologia – identificação do órgão/entidade, a coleta de dados consiste em, EXCETO:
Sobre a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), assinale a afirmativa INCORRETA.
A longevidade dos documentos de arquivo, em qualquer suporte, depende diretamente dos procedimentos adotados em sua produção, tramitação, acondicionamento e armazenamento. A atuação do arquivista deve abranger a escolha de materiais adequados, como papéis alcalinos e invólucros isentos de ácido, que contribuem para a longevidade dos documentos. Além disso, a manutenção de condições ambientais estáveis, como controle de temperatura, umidade e luminosidade, é fundamental para evitar a deterioração acelerada dos suportes documentais. Procedimentos de manuseio adequados também devem ser implementados, reduzindo riscos de danos mecânicos, contaminação por micro-organismos e infestação por insetos. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A deterioração dos suportes documentais é postergada por fatores como oscilações extremas de temperatura e umidade, poluição atmosférica e radiação ultravioleta, sendo necessário o controle rigoroso dessas variáveis.

( ) As mídias magnéticas, como fitas de vídeo, áudio e de computador, podem ser armazenadas em qualquer tipo de mobiliário, desde que estejam protegidas contra poeira e umidade, pois os campos magnéticos externos não influenciam significativamente na integridade dos dados armazenados.

( ) A localização de depósitos de arquivos deve ser cuidadosamente planejada para evitar áreas de risco, como regiões propensas a inundações, proximidades de postos de combustíveis e indústrias poluentes, a fim de garantir a preservação dos documentos arquivísticos.

( ) Os dossiês, os processos e os volumes devem ser arquivados preferencialmente em caixas, pois esse método garante maior proteção aos documentos e facilita sua recuperação, enquanto o uso de pastas suspensas deve ser evitado devido ao risco de deformação dos papéis ao longo do tempo.


A sequência está correta em