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Para Vasconcellos (2012), a elaboração de um Projeto Político-Pedagógico (PPP) possui três grandes fases: marco referencial, diagnóstico e programação. Nesse contexto, fazem parte do processo de diagnóstico, EXCETO:
“A natureza humana não é dada ao homem, mas é por ele produzida historicamente sobre a base da natureza biofísica. Consequentemente, o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens” (Saviani,2008). A pedagogia histórico-crítica tem como um de seus principais representantes Dermeval Saviani, que em suas reflexões considerava que à educação escolar deveria se propor a tarefa de:

I. Identificar as formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condições de sua produção e compreendendo as suas principais manifestações, bem como as tendências atuais de transformação.
II. Converter o saber objetivo em saber escolar de modo que se torne assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares.
III. Prover os meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas aprendam o processo de sua produção, bem como as tendências de sua transformação.

Quais estão corretas?
Criado(a) por uma das grandes autoridades no estudo do cérebro, memória e aprendizagem, o inglês Tony Buzan, o(a) _______________ é revolucionário(a) na medida em que tem na base de sua criação o funcionamento do cérebro. Segundo seu criador, o cérebro capta e guarda com mais facilidade informações sistematizadas em desenhos simples e palavras-chave que sintetizam um conteúdo. Essa metodologia é um diagrama simplificado que conecta informações em torno de um tema central.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
O estudo de caso, instituído pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI (Brasil,2008), é essencial para o planejamento e desenvolvimento das atividades do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Considerando a perspectiva de Lanuti e Mantoan (2022) sobre o estudo de caso, analise as assertivas a seguir:

I. O estudo de caso é a base para a elaboração do plano de AEE.
II. Para a elaboração do estudo de caso, é imprescindível que a família tenha entregado na escola o laudo médico do estudante.
III. O estudo de caso é essencial para que sejam identificadas as barreiras que cada estudante enfrenta no processo de escolarização.

Quais estão corretas?
A ação mediadora do professor ocupa, há alguns anos, as pautas de discussões acadêmicas de cursos de formação inicial e continuada de professores, especialmente da Educação Básica. Diferentes correntes teóricas, entre elas a histórico-cultural, da qual Vygotsky é um dos principais expoentes, estudam a mediação na educação. Nesse sentido, Moran, Masetto e Behens (2000) identificam ações docentes relacionadas à mediação pedagógica, que são, EXCETO: