Questões de Concurso
Filtrar
473.210 Questões de concurso encontradas
Página 755 de 94.642
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Chapecó - SC
Disciplina:
Pedagogia
“Fato indiscutível é que todo o processo de transformação do ser humano (tanto motor como cognitivo e social) acontece a partir de seu corpo” (VILELLA, 2020).
Analise as afirmativas abaixo com base nas interfaces entre movimento, aprendizagem e desenvolvimento humano.
1. Na escola, a palavra de ordem para que ocorra o aprendizado é imobilidade, e não movimento. Para atingir o objetivo da educação formal, o corpo precisa apenas ser controlado e docilizado para que se adéque à rotina escolar.
2. É importante que a escola ofereça a possibilidade de experimentar os movimentos, os esportes e os jogos com as crianças e jovens, objetivando um maior e melhor conhecimento de si e sobre seu corpo.
3. Para entender o papel do corpo nos processos de aprendizagem, é preciso antes entender que existe uma separação entre corpo e mente, e que essa dicotomia é completamente confiável.
4. A capacidade humana de produzir e administrar o movimento de seu corpo como instrumento para aprender dá ao homem o grande diferencial para sobreviver num mundo em constantes e aceleradas mudanças.
5. Existem interfaces que ligam o movimento humano à cognição, e que elas acontecem na medida em que o movimento humano é a ação enquanto resposta a uma estratégia criada pela dimensão cognitiva do sujeito.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo com base nas interfaces entre movimento, aprendizagem e desenvolvimento humano.
1. Na escola, a palavra de ordem para que ocorra o aprendizado é imobilidade, e não movimento. Para atingir o objetivo da educação formal, o corpo precisa apenas ser controlado e docilizado para que se adéque à rotina escolar.
2. É importante que a escola ofereça a possibilidade de experimentar os movimentos, os esportes e os jogos com as crianças e jovens, objetivando um maior e melhor conhecimento de si e sobre seu corpo.
3. Para entender o papel do corpo nos processos de aprendizagem, é preciso antes entender que existe uma separação entre corpo e mente, e que essa dicotomia é completamente confiável.
4. A capacidade humana de produzir e administrar o movimento de seu corpo como instrumento para aprender dá ao homem o grande diferencial para sobreviver num mundo em constantes e aceleradas mudanças.
5. Existem interfaces que ligam o movimento humano à cognição, e que elas acontecem na medida em que o movimento humano é a ação enquanto resposta a uma estratégia criada pela dimensão cognitiva do sujeito.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Concurso:
Prefeitura de Chapecó - SC
Disciplina:
Pedagogia
“Ao longo de seu processo histórico, o campo da Educação Física foi marcado por intensos debates acerca dos seus objetivos e finalidades no interior da escola” (BATISTA & MOURA,2019).
“Tal concepção propõe a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o meio. A ideia é a de conhecer o universo cultural do aluno e respeitá-lo, para que a partir daí seja possível explorar diferentes práticas por meio de tarefas inicialmente simples, partindo para mais complexas, visando à construção para solucionar problemas”.
A qual metodologia o texto se refere?
“Tal concepção propõe a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o meio. A ideia é a de conhecer o universo cultural do aluno e respeitá-lo, para que a partir daí seja possível explorar diferentes práticas por meio de tarefas inicialmente simples, partindo para mais complexas, visando à construção para solucionar problemas”.
A qual metodologia o texto se refere?
Concurso:
Prefeitura de Chapecó - SC
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com o currículo base da educação infantil do município de Chapecó (2023), “A Educação Física é o componente curricular responsável por reunir os conhecimentos referentes às manifestações da cultura corporal produzidos historicamente no decorrer da constituição dos distintos grupos sociais.
“As competências............(1)............ da Educação Física são o ponto de partida para o desenvolvimento e aplicação do currículo no ambiente escolar. Para tanto é necessário ............(2) ............ que existe um percurso formativo que perpassa as ............(3)............ de ............(4)............ e que se elucida nas centenas de ............(5)............ relacionadas aos objetos de conhecimento/conteúdos, em suas respectivas unidades temáticas.”
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
“As competências............(1)............ da Educação Física são o ponto de partida para o desenvolvimento e aplicação do currículo no ambiente escolar. Para tanto é necessário ............(2) ............ que existe um percurso formativo que perpassa as ............(3)............ de ............(4)............ e que se elucida nas centenas de ............(5)............ relacionadas aos objetos de conhecimento/conteúdos, em suas respectivas unidades temáticas.”
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Concurso:
Prefeitura de Chapecó - SC
Disciplina:
Pedagogia
“A efetivação de parcerias colaborativas na educação tem sido suscitada a aproximadamente duas décadas, especialmente para a implantação de turmas em que há estudantes do público-alvo da educação especial” (RABELO,2012).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à educação inclusiva e diversidade.
( ) Trabalhar colaborativamente se torna indispensável quando os professores necessitam de apoio para definir metas, objetivos, forma de intervenção e avaliação que favoreçam a inclusão dos estudantes.
( ) Sob a égide dos princípios da inclusão, alunos com deficiência devem frequentar a escola regular em turmas formadas de acordo com as suas necessidades.
( ) Inclusão vai além de estar no mesmo lugar; é a busca por objetivos em conjunto com o seu grupo, com o desenvolvimento da aprendizagem de todos.
( ) Uma escola que pretende ser inclusiva deve servir especificamente os alunos vulneráveis ou em desvantagem social.
( ) É fundamental que os docentes avancem os seus conhecimentos relacionados à educação inclusiva, superando atitudes menos positivas diante das pessoas com deficiência.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à educação inclusiva e diversidade.
( ) Trabalhar colaborativamente se torna indispensável quando os professores necessitam de apoio para definir metas, objetivos, forma de intervenção e avaliação que favoreçam a inclusão dos estudantes.
( ) Sob a égide dos princípios da inclusão, alunos com deficiência devem frequentar a escola regular em turmas formadas de acordo com as suas necessidades.
( ) Inclusão vai além de estar no mesmo lugar; é a busca por objetivos em conjunto com o seu grupo, com o desenvolvimento da aprendizagem de todos.
( ) Uma escola que pretende ser inclusiva deve servir especificamente os alunos vulneráveis ou em desvantagem social.
( ) É fundamental que os docentes avancem os seus conhecimentos relacionados à educação inclusiva, superando atitudes menos positivas diante das pessoas com deficiência.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Chapecó - SC
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018), “A organização das unidades temáticas se baseia na compreensão de que o caráter lúdico está presente em todas as práticas corporais e a delimitação das habilidades privilegia oito dimensões de conhecimento.”
Com relação às dimensões do conhecimento apresentadas na BNCC, associe as Colunas 1 e 2.
Coluna 1 Dimensões do conhecimento
1. Experimentação
2. Uso e apropriação
3. Fruição
4. Reflexão sobre a ação
5. Construção de valores
Coluna 2 Descrição
( ) Implica a apreciação estética das experiências sensíveis geradas pelas vivências corporais, bem como das diferentes práticas corporais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos. ( ) Refere-se à dimensão do conhecimento que se origina pela vivência das práticas corporais e pelo envolvimento corporal na realização delas.
( ) Vincula-se aos conhecimentos originados em discussões e vivências no contexto da tematização das práticas corporais, que possibilitam a aprendizagem de valores e normas voltadas ao exercício da cidadania em prol de uma sociedade democrática.
( ) Refere-se aos conhecimentos originados na observação e na análise das próprias vivências corporais e daquelas realizadas por outros.
( ) Refere-se ao conhecimento que possibilita ao estudante ter condições de realizar de forma autônoma uma determinada prática corporal.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Com relação às dimensões do conhecimento apresentadas na BNCC, associe as Colunas 1 e 2.
Coluna 1 Dimensões do conhecimento
1. Experimentação
2. Uso e apropriação
3. Fruição
4. Reflexão sobre a ação
5. Construção de valores
Coluna 2 Descrição
( ) Implica a apreciação estética das experiências sensíveis geradas pelas vivências corporais, bem como das diferentes práticas corporais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos. ( ) Refere-se à dimensão do conhecimento que se origina pela vivência das práticas corporais e pelo envolvimento corporal na realização delas.
( ) Vincula-se aos conhecimentos originados em discussões e vivências no contexto da tematização das práticas corporais, que possibilitam a aprendizagem de valores e normas voltadas ao exercício da cidadania em prol de uma sociedade democrática.
( ) Refere-se aos conhecimentos originados na observação e na análise das próprias vivências corporais e daquelas realizadas por outros.
( ) Refere-se ao conhecimento que possibilita ao estudante ter condições de realizar de forma autônoma uma determinada prática corporal.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.