150 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 10 de 30                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Uma amostra aleatória simples X1,  X2,  ...,  X16 será retirada de uma população normal com média  µ e desvio-padrão σ,  ambos desconhecidos. Para estimá-los,  são propostas as estatísticas 
    . Com base nessas informações,  julgue o  item  seguinte.
A matriz de covariância do vetor aleatório 
  é a matriz de informação de Fisher.
Uma amostra aleatória simples X1,  X2,  ...,  X16 será retirada de uma população normal com média  µ e desvio-padrão σ,  ambos desconhecidos. Para estimá-los,  são propostas as estatísticas   
 . Com base nessas informações,  julgue o  item   seguinte.
Para a estimação da média populacional µ,  a média amostral 
  é um estimador não tendencioso de mínima variância. Qualquer outro estimador não tendencioso para a estimação de µ,  como,  por exemplo,  a mediana amostral,  terá um desvio-padrão uniformemente maior que 0,25σ.
As medidas de concordância de Yule e de Goodman e Kruskal — com a hipótese de que, em razão da campanha proposta pela instituição, a probabilidade de um operário sofrer algum tipo de acidente diminui — são superiores a -0,2 e inferiores a 0,2.
Considerando-se a tabela de contingência 2 × 2 que cruza o grupo (caso/controle) com o número de operários (não sofreram/sofreram algum tipo de acidentes), é possível se obter uma medida de associação chamada coeficiente kappa, cujo valor é inferior a !0,02 ou superior a 0,02.
Considere-se que a ocorrência de acidentes segue uma distribuição de Poisson e a hipótese nula (H0) do teste é: “a probabilidade de um operário sofrer algum tipo de acidente é igual a 0,06, mas se um operário for exposto à campanha, a probabilidade de ele, operário, sofrer algum tipo de acidente é reduzida para 0,02”. A hipótese alternativa (Ha) é: “a probabilidade de um operário sofrer algum tipo de acidente é igual a 0,06, independentemente de o operário ter sido ou não exposto à campanha”. Nessa situação, se a estatística qui-quadrado sob H0 for igual a Q0 e se a estatística qui-quadrado sob Ha for igual a Qa, então é correto afirmar que a razão Q0/Qa é a estatística de razão de verossimilhança para o teste em questão.
