Questões da prova:
        FEPESE - 2014 - MPE-SC - Analista Ministerial - Pedagogo
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  65 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 2 de 13                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
      60.  Sobre a relação currículo e conhecimento,  é correto afrmar:
1. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.
2. O currículo é um território em que se travam ferozes competições em torno dos significados.
3. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.
4. Todo currículo é neutro, isto é, independe de questões externas à escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      1. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.
2. O currículo é um território em que se travam ferozes competições em torno dos significados.
3. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.
4. Todo currículo é neutro, isto é, independe de questões externas à escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
      Segundo o documento orientador Indagações  sobre currículo: currículo,  conhecimento e cultura  (Brasília: Ministério da Educação,  Secretaria de  Educação Básica,  2007),  o currículo é compreendido  como:
1. As experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes.
2. Exclusivamente os conteúdos ensinados e aprendidos no espaço escolar.
3. Apenas os conteúdos presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas.
4. O conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      1. As experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes.
2. Exclusivamente os conteúdos ensinados e aprendidos no espaço escolar.
3. Apenas os conteúdos presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas.
4. O conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
      Sobre o Projeto Político Pedagógico no espaço  escolar,  é correto considerar:
1. Deve ser produto de um processo de planejamento participativo.
2. Deve ser um documento organizado, preferencialmente, por pessoas que não façam parte do corpo docente ou discente da instituição.
3. É um instrumento de gestão e de compromisso político e pedagógico coletivo.
4. Visa reorganizar formalmente a escola e dar certa qualidade em todo processo vivido.
5. Representa um desafo importante na caminhada de uma escola que busca efetivamente uma educação de qualidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      1. Deve ser produto de um processo de planejamento participativo.
2. Deve ser um documento organizado, preferencialmente, por pessoas que não façam parte do corpo docente ou discente da instituição.
3. É um instrumento de gestão e de compromisso político e pedagógico coletivo.
4. Visa reorganizar formalmente a escola e dar certa qualidade em todo processo vivido.
5. Representa um desafo importante na caminhada de uma escola que busca efetivamente uma educação de qualidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
      Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases  da Educação (Lei nº  9394 de 20 de dezembro de 1996),   os níveis de conclusão de estudos na Educação de  Jovens e Adultos em relação às idades dos estudantes  devem obedecer aos seguintes critérios:
1. no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos.
2. no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.
3. no nível de conclusão do ensino fundamental, para os menores de quinze anos.
4. no nível de conclusão da educação Infantil, para os maiores de 13 anos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      1. no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos.
2. no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.
3. no nível de conclusão do ensino fundamental, para os menores de quinze anos.
4. no nível de conclusão da educação Infantil, para os maiores de 13 anos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
      Segundo o documento orientador Indagações  sobre o currículo: currículo e avaliação (Brasília:  Ministério da Educação,  Secretaria de Educação Básica,   2007),  levando em consideração que o processo educativo é complexo e fortemente marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais,  entende-se que ele: