Questões da prova:
        CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO - Engenheiro Naval Júnior
      
      
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            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia Naval                    
                  
                  
                
              
              O sistema de lastro de um navio dispõe de três bombas  centrífugas de características idênticas. Teoricamente  (desprezando-se as perdas de carga no sistema),  a  associação que permite obter o maior valor de vazão no  sistema é utilizar  
    
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia Naval                    
                  
                  
                
              
              Em alguns tipos de navios,  é obrigatória a dotação de  EEBD –  Emergency Escape Breathing Device. Esses  equipamentos são utilizados a bordo para  
    
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia Naval                    
                  
                  
                
              
            As tensões principais σP1 e σP2 atuantes em um ponto da superfície de um elemento estrutural submetido a um estado plano de tensões são, respectivamente, iguais a 100 MPa e 50 MPa.
Se o limite de escoamento do material é 250 MPa, qual o valor do fator de segurança em relação à falha estrutural por escoamento, de acordo com o critério de resistência da máxima energia de distorção (Von Mises)?
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia Naval                    
                  
                  
                
              
              Sobre o arranjo estrutural do casco de navios,  analise as  afirmações a seguir.   
I - No sistema de cavernamento longitudinal, os reforçadores leves estão dispostos na direção longitudinal do navio.
II - No sistema de cavernamento misto, tem-se a presença de cavernamento longitudinal e transversal, sendo esse sistema encontrado, por exemplo, nos navios de carga geral.
III - No sistema de cavernamento transversal, os reforçadores leves estão dispostos, em espaçamentos curtos, em forma de anéis, ao longo de todo o comprimento do navio.
  
Está correto o que se afirma em
    I - No sistema de cavernamento longitudinal, os reforçadores leves estão dispostos na direção longitudinal do navio.
II - No sistema de cavernamento misto, tem-se a presença de cavernamento longitudinal e transversal, sendo esse sistema encontrado, por exemplo, nos navios de carga geral.
III - No sistema de cavernamento transversal, os reforçadores leves estão dispostos, em espaçamentos curtos, em forma de anéis, ao longo de todo o comprimento do navio.
Está correto o que se afirma em
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia Naval                    
                  
                  
                
              
              Na figura a seguir,  são apresentadas as tensões normais  e de cisalhamento nos planos horizontal e vertical que  passam por um ponto de um elemento estrutural sujeito  ao estado plano de tensões.
  
Para essa situação, os valores das tensões principais (σP1 e σP2) e da tensão de cisalhamento máxima (τMAX), no ponto, em MPa, são, respectivamente,
