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        CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO - Engenheiro Naval Júnior
      
      
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                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
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                      Engenharia Naval                    
                  
                  
                
              
              A figura a seguir apresenta três curvas de resistência ao  avanço (R) para o casco de um navio em função de suas  velocidades (V).
  
Os valores de resistência ao avanço para a condição de prova de mar com deslocamento de projeto, para as condições médias de casco e mar com deslocamento de projeto e para a condição de prova de mar com deslocamento parcial são, respectivamente, indicados pelas curvas
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia Naval                    
                  
                  
                
              
              Em relação ao princípio de funcionamento dos motores  de combustão interna de quatro tempos do ciclo Diesel,   tem-se que,  na fase de  
    
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
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                      Engenharia Naval                    
                  
                  
                
              
              Para um motor Diesel de baixa rotação empregado na  propulsão de navios petroleiros,  são conhecidas as  seguintes informações: 
Poder calorífico do óleo combustível = 12 kWh/kg
Eficiência térmica = 50%
Rendimento mecânico = 95%
Nesse contexto, qual é, aproximadamente, o consumo específico do motor em kg/kWh?
    Poder calorífico do óleo combustível = 12 kWh/kg
Eficiência térmica = 50%
Rendimento mecânico = 95%
Nesse contexto, qual é, aproximadamente, o consumo específico do motor em kg/kWh?
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
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            Considere as afirmações sobre o sistema de óleo lubrificante em um motor de combustão interna.
I - Para evitar o atrito e dilatações excessivas entre as partes metálicas móveis do motor, o sistema de lubrificação introduz o lubrificante entre tais partes. 
II - A função da lubrificação é, além de resfriar as superfícies que ficam em contato, proteger os componentes contra corrosões e melhorar a vedação entre os cilindros e os pistões.
III - Para que as impurezas contidas no óleo lubrificante sejam retidas, antes da passagem do óleo pelo motor, são introduzidos no sistema elementos filtrantes.
 
É correto o que se afirma em
    II - A função da lubrificação é, além de resfriar as superfícies que ficam em contato, proteger os componentes contra corrosões e melhorar a vedação entre os cilindros e os pistões.
III - Para que as impurezas contidas no óleo lubrificante sejam retidas, antes da passagem do óleo pelo motor, são introduzidos no sistema elementos filtrantes.
É correto o que se afirma em
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
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            Em relação às caldeiras aquatubulares, analise as afirmações a seguir.
I - Os economizadores são superfícies trocadoras de calor com a finalidade de elevar a temperatura do vapor produzido no tubulão superior a um valor superior ao valor de saturação. 
II - O uso de caldeiras de recuperação é comum nos navios com propulsão Diesel, sendo possível produzir, através delas, vapor para fins de geração de potência elétrica ou aquecimento.
III - Os superaquecedores são trocadores de calor instalados na região de passagem dos gases de combustão de uma caldeira com a finalidade de aproveitar a energia térmica desses gases, transferindo-a para sua água de alimentação.
 
É correto APENAS o que se afirma em
    II - O uso de caldeiras de recuperação é comum nos navios com propulsão Diesel, sendo possível produzir, através delas, vapor para fins de geração de potência elétrica ou aquecimento.
III - Os superaquecedores são trocadores de calor instalados na região de passagem dos gases de combustão de uma caldeira com a finalidade de aproveitar a energia térmica desses gases, transferindo-a para sua água de alimentação.
É correto APENAS o que se afirma em
