limpar filtros
Questões por página:
Paciente feminina, de 23 anos, teve relação sexual sem preservativo há 2 meses. Há 2 semanas, notou surgimento de linfadenomegalia inguinal à direita, dolorosa, com aumento progressivo, associada a febre e surgimento de pequenos orifícios com drenagem de secreção purulenta. Ao ser avaliada pelo seu ginecologista, o mesmo suspeitou de iinfogranuloma venéreo. O agente etiológico e o tratamento correto estão representados na seguinte alternativa:
Paciente masculino de 65 anos apresenta rash eritematoso disseminado, pruriginoso, descamativo, concêntrico, de caráter migratório, em aspecto de madeira. Nega alergia medicamentosa. Ao ser avaliado pelo dermatologista, recebeu o diagnóstico de eritema gyratum repens. Nesse caso, é necessária a investigação de doenças associadas principalmente de origem:
Paciente masculino, de 65 anos, apresenta desnutrição grave, anemia, neuropatia periférica e glossíte. Diz sentir cansaço, taquicardia e dispnéia aos mínimos esforços. Durante a realização do ecocardiograma, são notadas elevadas pressões de enchimento biventricular compatíveis com diagnóstico de insuficiência cardíaca de alto débito. Entre as vitaminas do complexo B, aquela que provavelmente está associada a essa evolução é:
A ingestão de arroz requentado pode ocasionar diarréia aguda infecciosa pela contaminação por:
Paciente feminina, de 70 anos, alérgica a penicilina, apresenta quadro subagudo de cefaleia e febre, evoluindo com hemiparesia esquerda. A ressonância do crânio demonstra microabscessos corticais. O líquor é pouco alterado. Foi isolada, em 2 amostras de hemoculturas, Listeria monocytogenes. O tratamento a ser iniciado é: