limpar filtros
Questões por página:

Leia o texto a seguir.


BPM integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades, utilizando a visão de processos ponta a ponta. Compreende estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, políticas e tecnologia para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho e resultado, transformar e estabelecer a governança de processos. Na notação para gerenciamento de processos BPMN, na modelagem dos processos, o estado atual denomina-se (AS IS). O foco dessa fase é reproduzir os processos em diagramas descritivos que expressem seu estado atual e possibilite a análise de oportunidade de melhoria. A etapa desenho do TO BE consiste em redesenhar todos os processos previamente mapeados, de acordo com as melhorias e mudanças analisadas, com foco em representar o futuro processo melhorado. Nesse momento, ocorre o confronto do processo mapeado como é (AS IS) com o processo como deverá ser (TO BE).


Avalie os processos que estão diretamente ligados à Análise do Processo, ou seja, à passagem do AS IS para o TO BE.


I. Definir agenda e executar reuniões de acompanhamento formal de execução do plano de ação após entrega do relatório final para verificar as dificuldades e necessidades de ajustes das ações e orientar na medição dos indicadores.

II. Realizar reunião para levantar ganhos e melhorias para o processo com a participação direta dos atores do processo em todos os níveis e áreas.

III. Utilizar Check-list definido em formulário específico, com perguntas pontuais que permitem identificar desconexões do processo, coletando ideias de melhorias. Fazem parte desse check-list princípios do Lean que apoiam a identificação de melhoria para redução de desperdício.

IV. Realizar workshops e entrevistas com a unidade organizacional, com o intuito de obter informações para a modelagem do processo.

V. Estudar as melhores práticas para o processo, mediante análises internas e externas (benchmarking), pesquisas, artigos, livros, registros e reuniões efetuadas.

VI. Treinar e instruir todos os colaboradores envolvidos em cada processo evidenciando as atividades de melhorias.


É CORRETO apenas o que se afirma em

A Gestão de Processos de Negócio ou Business Process Management - BPM é uma forma de visualizar as operações da organização, que ultrapassa a visão ortodoxa das estruturas funcionais, compreendendo todo o trabalho executado para entregar o resultado (produto ou serviço) do processo, independentemente das áreas funcionais envolvidas. O conceito de negócio, na gestão de processos, refere-se a pessoas que interagem para executar um conjunto de atividades que entregam valor para alguém e produzem retorno às partes interessadas. Essa visão divide os processos em níveis.


Analise o contexto dos conceitos e defina a ordem CORRETA em que são apresentados os níveis de processo.


_______________________: são rotinas que ocorrem dentro do processo ou sub-processo. São geralmente desempenhadas por uma unidade (pessoa ou departamento) para produzir um resultado particular. No nível estratégico administrativo, essas rotinas devem ser descritas por POPs – Procedimentos Operacionais Padrão.

_______________________: é um conjunto de atividades sequenciais (conectadas), relacionadas e lógicas que tomam um input com um fornecedor, acrescentam valor a este e produzem um output para um cliente. O entendimento da estratégia da organização é feito, e ao final, é possível ter uma compreensão do negócio da organização como um todo, e de como esse processo ou grupo de processos se inserem no contexto de toda a organização e sua relação com os demais processos.

_______________________: é um processo que geralmente envolve mais que uma função na estrutura organizacional e a sua operação tem um impacto significativo no modo como a organização funciona. A partir da identificação dos processos estratégicos, tipos de recursos e da análise do mapa estratégico, é desenhada a cadeia de valor da organização. O resultado final dessa fase é uma compreensão do negócio da organização como um todo, e de como os processos ou grupo de processos se inserem no contexto de toda a organização e sua relação com os demais processos.

_______________________: é a parte que, inter-relacionada de forma lógica com outro sub-processo, realiza um objetivo específico em apoio ao processo e contribui para a missão deste.


Levando em consideração a estrutura hierárquica dos processos, analise os contextos do conceito, e defina a ordem CORRETA em que são apresentados os níveis de processo:


I. Macro-processo.

II. Processo.

III. Tarefa.

IV. Atividade.

Relativamente ao entendimento contemporâneo sobre a Gestão de Pessoas, é CORRETO afirmar:


I. As diferenças pessoais devem ser ressaltadas e não padronizadas e homogeneizadas.

II. As pessoas são elementos vivos, fontes de impulso próprio e não agentes inertes ou estáticos.

III. As pessoas são parceiras da organização e as únicas capazes de conduzi-la à excelência e ao sucesso.

IV. As pessoas são recursos que a organização consome, utiliza e que produzem custos.

Sobre as estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoas, assinale a alternativa CORRETA.
O estudo do Comportamento Organizacional pressupõe analisar fatores externos, questões relacionadas às pessoas, aos grupos e como os indicadores organizacionais são influenciados de forma positiva ou negativa. Sendo assim, analise as afirmações e marque a CORRETA.