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No dia 27 de abril de 2017, o CEO da United Airlines enviou um e-mail aos participantes do programa de fidelidade retratando-se sobre o ocorrido no início do mesmo mês, com a retirada forçada de um passageiro já embarcado, que teve repercussões muito negativas à imagem da Organização. Parte do conteúdo é apresentado abaixo e retrata a materialização do conceito de “alinhamento estratégico”:


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Ao longo das últimas semanas, estivemos trabalhando com forte senso de urgência para responder a duas perguntas: como isso pôde ocorrer e de que forma podemos assegurar que nunca mais aconteça algo semelhante?

Aquele fato ocorreu porque nossas políticas corporativas foram colocadas acima dos valores que compartilhamos. Nossos procedimentos impediram que nossos funcionários fizessem o que eles sabem ser o certo.

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Além disso, lançaremos um novo aplicativo para os nossos funcionários que lhes permitirá realizar diretamente gestos de boa vontade na forma de milhas, créditos de viagem e outras comodidades quando estivermos em falta com você.

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A respeito do conteúdo acima e a relação com o conceito de alinhamento estratégico, avalie as afirmações a seguir:


I. Alinhamento estratégico é o processo de transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de Tecnologia da Informação que garantam que os objetivos de negócio sejam apoiados.

II. O alinhamento estratégico é bidirecional, ou seja, da estratégia do negócio para a estratégia de Tecnologia da Informação e vice-versa, pois a Tecnologia da Informação pode potencializar estratégias de negócio que seriam impossíveis de ser implantadas sem o auxílio da tecnologia da informação. No caso da United Airlines, vê-se apenas a direção da estratégia de negócios para a área de Tecnologia da Informação.

III. O alinhamento estático é a derivação da estratégia de TI a partir da concepção do Plano Estratégico ou de Negócios da empresa e o alinhamento dinâmico ocorre a cada marco de revisão do Plano Estratégico ou de Negócios, conforme agendado previamente na sua institucionalização.


É CORRETO apenas o que se afirma em

No ITIL V3 Foundation a aprendizagem e a melhoria é a preocupação PRIMÁRIA. Marque a alternativa CORRETA sobre as fases do Ciclo de Vida do Serviço apresentadas a seguir.
Para a Resolução 182 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 17 de outubro de 2013, o Plano de Contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação é um conjunto de contratações (de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação - STIC) a serem executadas com base no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) do órgão. O PDTIC, segundo a referida resolução, é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de pessoas, de processos e de Tecnologia da Informação e Comunicação, que visa a atender as necessidades de tecnologia de informação e de comunicação de um órgão em um período determinado. Acerca do Plano de Contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação e a Resolução CNJ 182/2013, assinale a alternativa CORRETA.
Acerca da Resolução 182 do CNJ, de 17 de outubro de 2013, que dispõe sobre diretrizes para as contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) pelos órgãos submetidos ao controle administrativo e financeiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assinale a alternativa CORRETA.
A Portaria nº 774/2015 institui diretrizes para o uso de Termos de Compromisso e de Confidencialidade no campo da Segurança da Informação, intuindo assegurar a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações sob a guarda do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul. A referida Portaria estabelece que