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A BR-364 impulsionou um novo e definitivo surto migratório para a região a partir de 1970, diferente dos outros fluxos migratórios, este foi em busca de terra para a agricultura, até meados da década de 80 o fluxo migratório continuou intenso, o que possibilitou a criação de diversos municípios que hoje integram o Estado de Rondônia.
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No início de 1960 houve uma onda migratória na região de Rondônia, composta por garimpeiros em busca de cassiterita. A importância do extrativismo mineral fez com que o governo federal criasse a Província Estanífera de Rondônia, que abrangia também parte do Acre, Amazonas e Mato Grosso.
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A denominação política desta região, hoje Estado de Rondônia passou por algumas mudanças ao longo do tempo. A criação do Território Federal do Guaporé foi em 13 de setembro de 1943 e Aluizio Pinheiro Ferreira foi o primeiro governador. Em 17 de fevereiro de 1956 muda-se o nome para Território Federal de Rondônia em homenagem ao Marechal Candido Mariano da Silva Rondon. E com Jorge Teixeira há a criação do Estado de Rondônia em 22 de dezembro de 1981.
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O povoamento de Porto Velho se deu a partir da ferrovia Madeira Mamoré em 1907. Contava com água tratada, luz elétrica, jornal em inglês, lavanderia, fábricas de gelo e biscoito, além do moderno hospital da Candelária. O povoamento de Porto Velho foi elevado a município em 1914 e seu primeiro superintendente foi Jônatas Pedrosa.
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Em resposta ao Tratado de Petrópolis as obras da ferrovia Madeira Mamoré foram reiniciadas em 1907, após a concessão para construção da ferrovia ter sido comprada pelo norte-americano Percival Farquhar, que fundou a P. & T. Collins, subsidiária da Brasil Railway Co.