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Fonseca (2009) sustenta que há uma relação de dependência entre as aquisições motoras da criança e as pessoas que a envolvem, um desdobramento de duas pessoas, uma forma de sociabilização sincrética a que denomina:
Soares (2001) realizou um estudo sobre a Educação Física no período entre 1850 e 1930, destacando que a área fora idealizada por médicos higienistas, tendo como base as ciências biológicas, a moral burguesa e integrou, de modo orgânico, o conjunto de procedimentos disciplinares dos corpos e das mentes, necessários à consecução da nova ordem capitalista em formação. A área ganhou status e atendeu a critérios de cienti?cidade naquele momento. De acordo com a autora, tais critérios estavam contidos na abordagem:
Kunz (2001) apresenta uma proposta didático-pedagógica para a Educação Física escolar, destacando que o conteúdo principal do trabalho nesta área é o movimento humano. O autor reflete sobre possibilidades de transformações didático-pedagógicas para o ensino de esportes baseando-se na Teoria Crítica para desenvolver uma concepção crítico-emancipatória. De acordo com o autor, esta concepção preconiza, como objetivos primordiais do ensino:
Gallahue e Ozmun (2003) alertam que o período circumpúbere dura aproximadamente quatro anos e meio e que, em média, inicia e estabiliza-se, respectivamente, para meninos e meninas entre:
Castellani Filho (1998) defende uma concepção de Educação Física que integra a cultura do homem e da mulher brasileiros como uma totalidade formada pela interação de distintas práticas sociais, tais como a dança, o jogo, a ginástica e o esporte que se materializam e ganham força por meio das práticas corporais. Compete à área dar tratamento pedagógico a seus temas, reconhecendo-os como dotados de signi?cado e sentido, porquanto construídos historicamente. Corresponde à concepção defendida pelo autor a cultura: