AOCP - 2018 - UNIR - Contador
limpar filtros
Questões por página:
A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) foi estruturada, no Brasil, com foco no registro dos atos e fatos relativos ao controle da execução orçamentária e financeira. No entanto, a evolução da ciência contábil impulsionou relevantes mudanças na CASP. Na busca por um tratamento contábil padronizado dos atos e fatos administrativos no âmbito do setor público, tornou-se imprescindível a elaboração de um Plano de Contas com abrangência nacional. Com referência ao conceito de Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, o item a seguir.
Plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários.

mostrar texto associado
O Princípio da Unidade ou Totalidade delimita o exercício financeiro orçamentário: período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na Lei Orçamentária Anual (LOA) irão se referir.
mostrar texto associado
O Princípio da Universalidade determina que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
mostrar texto associado
O Princípio da Universalidade determina a existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios.
mostrar texto associado
Na classificação econômica de despesa como Despesas de Capital, há os Investimentos; as Inversões Financeiras e as Transferências de Capital.