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Sobre a leitura crítica e atuação compromissada proposta por Bock, analise o texto de Paulo Freire:
“Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos. Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares chegam a ela – saberes socialmente construídos na prática comunitária – mas também, como há mais de trinta anos venho sugerindo, discutir com alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos [...]. Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida? Por que não estabelecer uma necessária intimidade entre os saberes curriculares fundamentais dos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos” (Freire, citado por Bock, 2003, p.42).
O texto de Paulo Freire embasa a ideia de Bock sobre:
Entre os desdobramentos do pensamento de Vygotsky estão os estudos empreendidos por Luria e Leontiev. Os temas fundamentais tratados por eles estão:
I O funcionamento cerebral como suporte biológico do funcionamento psicológico.
II A avaliação por métodos psicofísicos e eletrofisiológicos aplicados à avaliação funcional da visão.
III A influência da cultura no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos.
IV A atividade do homem no mundo, inserida num sistema de relações sociais, como o principal foco de interesses dos estudos em psicologia.
Dos itens mencionados, estão corretos somente:
O egocentrismo intelectual é uma atitude espontânea que comanda a atividade psíquica da criança nos seus primeiros tempos de vida e subsiste por toda a vida nos estados de inércia mental. Segundo Piaget:
I Do ponto de vista negativo, esta atitude opõe-se à comparação do universo e à coordenação das perspectivas, isto é, à atividade pessoal e passional.
II Do ponto de vista positivo, esta atitude consiste num envolvimento do eu nas coisas e no grupo social, a ponto de o indivíduo imaginar conhecer as coisas e as pessoas por elas mesmas, enquanto na realidade lhe atribui, além das suas características objetivas, qualidades provenientes do seu próprio eu ou da perspectiva particular em que está envolvido.
III O egocentrismo opõe-se à objetividade, na medida em que a objetividade significa relatividade no plano físico e reciprocidade no plano social.
Dos itens mencionados, somente: