limpar filtros
Questões por página:
Cecília Meireles escreveu a estrofe abaixo em homenagem à Inconfidência Mineira, que foi um dos primeiros movimentos políticos sociais a buscar a independência do Brasil.

"...Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda…"
Cecília Meireles – Romanceiro da Inconfidência

Dentre os filósofos do século XX, Jean-Paulo Sartre foi um dos que mais se destacou ao colocar o conceito de liberdade como central em seu pensamento. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), tendo a Filosofia de Sartre como parâmetro.
( ) Segundo Sartre, a má-fé é autocontraditória porque envolve a livre escolha de um indivíduo em acreditar que não é livre. ( ) Sartre argumenta que uma pessoa é, em última análise, livre para agir da maneira que escolher, não importa quais sejam suas inclinações pessoais ou como ela foi criada. ( ) De acordo com Sartre, a escolha em acreditar que não somos livres e que somos determinados por forças sobre as quais não temos controle é em si uma escolha livre. ( ) Embora diga que estamos “condenados a ser livres” e que podemos “transcender” nossa situação social ou pessoal, Sartre reconhece que nem sempre somos responsáveis pelo que fazemos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A respeito das características presentes nos argumentos da Filosofia, assinale a alternativa incorreta.
“Chama-se ética a parte da filosofia que se dedica a pensar as ações humanas e os seus fundamentos. Um dos primeiros filósofos a pensar a ética foi Aristóteles, que viveu na Grécia, no século IV a.C. Esse filósofo ensinava numa escola à qual deu o nome de Liceu, e muitas de suas obras são o resultado das anotações que os alunos faziam de suas aulas […] Em suas aulas, Aristóteles fez uma análise do agir humano que marcou decisivamente o modo de pensar ocidental. O filósofo ensinava que todo conhecimento e todo trabalho visa a algum bem.” (GALLO, Sílvio. Ética e cidadania. Caminhos da filosofia.15ª Edição. Grupo de Estudos sobre Ensino de Filosofia. Campinas, SP: Papirus Editora,2003, p.54).
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo:
I. Segundo Aristóteles, as virtudes morais são hábitos e por isso mesmo não podem ser ensinadas, mas apenas aprendidas na medida em que se vive cada vez mais de acordo com elas. II. Segundo Aristóteles é possível se atingir uma vida boa ou feliz por meio de um comportamento que combina moderação, boa sorte e sabedoria. III. De acordo com Aristóteles a felicidade é um objetivo para todos os seres humanos e por isso cada um possui uma forma de alcançá-la, não existindo um padrão ético último e universal. IV. Na ética da virtude de Aristóteles, o valor moral é uma questão puramente privada, desvinculada de como as pessoas interagem com as outras numa determinada comunidade.

Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta em qual dos seguintes campos da filosofia sobre a natureza do significado seria melhor categorizada como uma discussão.
No Livro I do Contrato Social, capítulo 7, Rousseau faz a seguinte declaração:
“A fim pois de o pacto social não ser um vão formulário, nele tacitamente se inclui essa obrigação, a única que pode fortificar as outras; que, se qualquer um se recusa obedecer à vontade geral, todo o corpo o force à obediência; isso não significa outra coisa exceto que o obrigarão a ser livre porque a condição com a qual se dá cada cidadão à pátria lhe assegura toda a independência pessoal; condição que faz o artifício e jogo da máquina política, e que só legitima os compromissos civis, os quais sem isso se tornariam absurdos, tirânicos e sujeitos aos maiores abusos.”
(ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Ou princípios do direito político. Capítulo VII – Do soberano,2011, p.28 – grifo nosso.)


Assinale a alternativa incorreta sobre o que Rousseau quer dizer quando escreve que o cidadão será “obrigado a ser livre”.