Questões da prova:
        UECE-CEV - 2023 - Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE - Professor - Ensino Fundamental 1º ao 5º ano
      
      
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                  Página 6 de 10                
                
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            Questões por página:
    
                    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas, publicada em 7 de janeiro de 2015, a prática de ensino deve estar articulada a todo o processo formativo do professor indígena e integra desde suas atividades iniciais até as de conclusão do curso. Sobre a definição de prática de ensino expressa nesse documento, é correto afirmar que ela se refere a um conjunto amplo de atividades ligadas 
    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             A formação de professores das escolas indígenas cearenses, de acordo com Resolução do Conselho de Educação do Ceará nº 382/2003, será específica,  diferenciada e orientada pelos referenciais para a formação de professor indígena e legislação pertinente. Essa mesma resolução define a responsabilidade da formação indígena no estado. No que diz respeito à responsabilidade pela definição da política de formação de professor indígena no estado do Ceará, é correto afirmar que compete 
    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Para garantir uma educação diferenciada nas escolas indígenas, é imprescindível que sejam incluídos conteúdos curriculares propriamente indígenas, além de acolhimentos aos modos próprios de transmissão do saber de cada povo. No que tange às atividades curriculares das escolas indígenas do estado do Ceará, como exposto na Resolução do Conselho de Educação do Ceará nº 382/ 2003, em seu art.8º parágrafo 2º, é correto afirmar que as atividades curriculares poderão ser estruturadas em 
    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             No que tange às prerrogativas das escolas indígenas,  explicitadas na Resolução do Conselho de Educação do Ceará nº 382/2003, em seu art.5º, analise as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. 
 
( ) As escolas indígenas devem ter organização própria, autônoma, específica e diferenciada.
( ) Escolas indígenas são concebidas e planejadas como reflexo das aspirações de cada povo ou comunidades.
( ) As escolas indígenas devem ser interculturais, respeitando a diversidade cultural e linguística dos diversos povos ou comunidades.
( ) Escolas indígenas são possuidoras de organização autônoma e diferenciada.
 
A sequência correta, de cima para baixo, é:
    ( ) As escolas indígenas devem ter organização própria, autônoma, específica e diferenciada.
( ) Escolas indígenas são concebidas e planejadas como reflexo das aspirações de cada povo ou comunidades.
( ) As escolas indígenas devem ser interculturais, respeitando a diversidade cultural e linguística dos diversos povos ou comunidades.
( ) Escolas indígenas são possuidoras de organização autônoma e diferenciada.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Na Resolução nº 5, de 22 de junho de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, é expresso, em seu art.5º, o que deve ser considerado na organização da escola indígena. Na definição do modelo de organização e gestão,  além da participação de representantes da comunidade,  devem ser observados aspectos relacionados a suas 
 
I. estruturas sociais;
II. práticas socioculturais, religiosas e econômicas;
III. lideranças e projetos de trabalho;
IV. formas de produção de conhecimento, processos próprios e métodos de ensino-aprendizagem.
 
Estão corretas as complementações contidas em
 
    I. estruturas sociais;
II. práticas socioculturais, religiosas e econômicas;
III. lideranças e projetos de trabalho;
IV. formas de produção de conhecimento, processos próprios e métodos de ensino-aprendizagem.
Estão corretas as complementações contidas em
