limpar filtros
Questões por página:
O Ministério da Educação, em 2013, disponibilizou aos sistemas de ensino, um documento que continha as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e suas modalidades de ensino. No Capítulo que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, acerca da formação inicial e continuada, pode-se afirmar que:
A análise das competências atribuídas aos conselhos escolares, instituídos como mecanismos de gestão democrática do ensino público pelos sistemas estaduais de ensino revela uma rica gama de experiências. A respeito das competências atribuídas aos conselhos, associe as seguintes colunas:

1 – Competência Deliberativa.
2 – Competência Consultiva.
3 – Competência Fiscal.
4 – Competência Mobilizadora.

( ) Atribuição de acompanhar, supervisionar, aprovar prestação de contas.
( ) Atribuição de decidir, deliberar, aprovar, elaborar.
( ) Atribuição de opinar, emitir parecer, discutir, participar.
( ) Atribuição de apoiar, avaliar, promover, estimular e outros não-incluídos.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Paulo Freire em seu livro “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa” destinou um dos capítulos à prática docente e elencou algumas exigências para o ato de ensinar. Acerca dessas exigências para o ato de ensinar relacionada à prática docente pode-se afirmar, EXCETO:
Anísio Teixeira (2007) apresenta a expressão “arcaísmo” para descrever algumas atividades e práticas pedagógicas da escola brasileira. A esse respeito, considere as seguintes afirmações:

I- A atividade escolar consiste em aulas, que os alunos ouvem, algumas vezes, tomando notas, e utilizam os exames, para verificar o que sabem, por meio de provas escritas e orais.
II- A sua filosofia do conhecimento é a de que o conhecimento é um corpo de informações sistematizadas sobre as coisas, que se aprendem, compreendendo-as e decorando-as para a reprodução nos exames.
III- Como a escola é de cultura geral, tudo tem caráter prático. Consegue-se ler ou escrever, sabe-se de cor uma porção de noções gramaticais e alguns trechos familiares podem ser traduzidos ou vertidos pelos alunos, desde que os trechos tenham sido “dados” nas aulas.

São CORRETAS as afirmações:
Ao longo da história sempre que os educandos mudaram, a pedagogia e a docência foram tensionadas. Aí as tensões assumem um caráter mais radical: quando as imagens dos educandos se quebram, que acontecerá com nossas imagens docentes? Na Parte I do livro Imagens Quebradas– Trajetórias e tempos de alunos e mestres, Arroyo (2009) dialoga com as tensões vividas nas escolas diante dessas imagens perdidas, quebradas. A esse respeito, considere as seguintes afirmações:

I- É oportuno lembrar que os docentes se afirmaram por seu profissionalismo, seu preparo, seu protagonismo político, social e cultural. Os adolescentes e jovens também afirmam seu protagonismo nas escolas e na sociedade tanto por suas indisciplinas, quanto por sua nova presença no trabalho, na cultura, nos movimentos sociais.
II- Podemos continuar sonhando com alunos bons, alunos submissos, disciplinados, atentos, sem resistência, reação ou contestação. Condenaremos alguns alunos para salvar a imagem ordeira da maioria. Esta postura é a que mais aparece nos encontros docentes, porém não é a que mais acontece nas escolas.
III- As imagens cândidas, românticas de infância são as primeiras a destruir-se, como se não resistissem a uma infância e adolescência destruídas pela barbárie social e que nos assusta com suas condutas violentas e indisciplinadas.

São CORRETAS as afirmações: