Questões da prova:
        FGV - 2022 - SME-SP Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II - Matemática
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  60 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 10 de 12                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Em conformidade com a Portaria nº 5.930/13 da SME, em seu Artigo 5º, o Ciclo Interdisciplinar compreende o 4º, o 5º e o 6º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de 
    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             As metodologias ativas se encontram com as tecnologias para aprendizagem, pois ambas incrementam a interação dos estudantes com muitas informações e mudanças ágeis de paradigmas, as quais demonstram o que foi aprendido em diversas disciplinas na escola. 
Diante do exposto, na obra “Pedagogia da Autonomia”, Freire (1996) define a autonomia como
    Diante do exposto, na obra “Pedagogia da Autonomia”, Freire (1996) define a autonomia como
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             As ideias de Papert (1980) com a linguagem de programação focavam na apropriação da linguagem de programação básica pelos estudantes. Desde então, algumas novas linguagens de programação surgiram, como é o exemplo do Scratch, adotado em algumas das práticas de Tecnologias para Aprendizagem e de forma interdisciplinar. O Scratch é um software desenvolvido em um dos espaços do Instituto de Tecnologia de Massachusetts por um grupo de pesquisadores. 
Nesse sentido, o Scratch permite que os professores trabalhem com
    Nesse sentido, o Scratch permite que os professores trabalhem com
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Os documentos Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (BRASIL,2012) e Direitos de Aprendizagem dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral (SÃO PAULO,2016),  apresentam os Direitos de Aprendizagem para os Ciclos de Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral, no que se refere ao trabalho com Tecnologias. 
Avalie se os Direitos de Aprendizagem para os Ciclos de Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral, no que se refere ao trabalho com Tecnologias, incluem:
I. apreender tecnologias com equidade, utilizando diferentes linguagens/mídias;
II. explorar e experimentar diferentes tecnologias;
III. conhecer e apropriar-se das tecnologias para refletir e buscar soluções para desafios, com liberdade de escolha, tendo respeitadas as suas estratégias pessoais de aprendizado;
IV. utilizar as tecnologias como linguagens e modos de interação para pesquisar, selecionar, compartilhar, criar para interagir socialmente e tomar decisões éticas no cotidiano;
V. exercitar o diálogo, argumentar, analisar posições divergentes e respeitar decisões comuns, procurando ler o mundo e suas transformações.
 
Estão corretos os itens
    Avalie se os Direitos de Aprendizagem para os Ciclos de Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral, no que se refere ao trabalho com Tecnologias, incluem:
I. apreender tecnologias com equidade, utilizando diferentes linguagens/mídias;
II. explorar e experimentar diferentes tecnologias;
III. conhecer e apropriar-se das tecnologias para refletir e buscar soluções para desafios, com liberdade de escolha, tendo respeitadas as suas estratégias pessoais de aprendizado;
IV. utilizar as tecnologias como linguagens e modos de interação para pesquisar, selecionar, compartilhar, criar para interagir socialmente e tomar decisões éticas no cotidiano;
V. exercitar o diálogo, argumentar, analisar posições divergentes e respeitar decisões comuns, procurando ler o mundo e suas transformações.
Estão corretos os itens
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             A Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo afirma, em documento oficial, a importância de um documento que preveja e potencialize o uso de tecnologias em todas as áreas do conhecimento, onde seja apresentando um currículo específico de trabalho com as tecnologias educacionais. 
A esse respeito, assinale a opção que apresenta os princípios para o trabalho com as tecnologias educacionais.
    A esse respeito, assinale a opção que apresenta os princípios para o trabalho com as tecnologias educacionais.
