limpar filtros
Questões por página:
Leia o texto retirado dos PCNs.
“Os alunos do terceiro e do quarto ciclo do ensino fundamental, idealmente, apresentam-se na idade entre 11 e 15 anos, ainda que, infelizmente, muitas vezes, por causa das dificuldades que enfrentam na vida e na escola, os estudantes possam ser mais velhos. (…) Trata-se de um período da vida em que o desenvolvimento do sujeito é marcado pelo processo de (re)constituição da identidade, para o qual concorrem transformações corporais, afetivo-emocionais, cognitivas e socioculturais (…) É preciso considerar o fato de que os adolescentes desenvolvem um tipo de comportamento e um conjunto de valores que atuam como forma de identidade, tanto no que diz respeito ao lugar que ocupam na sociedade e nas relações que estabelecem com o mundo adulto quanto no que se refere a sua inclusão no interior de grupos específicos de convivência. Esse processo, naturalmente, tem repercussão no tipo de linguagem por eles usada.

Assinale a alternativa correta, considerando o texto e suas implicações para o ensino da Língua Portuguesa.
Se comparada aos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, a BNCC traz uma inovação.
Assinale a alternativa que a apresenta.
Assinale a alternativa correta no que tange a Concepções metodológicas e práticas do ensino de Português.
Uma das competências específicas para a Língua Portuguesa na BNCC assim se traduz:
“Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias …”.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) nas proposições de atividades, segundo a competência acima estabelecida pela BNCC.
( ) Escolher um poema de Vinícius de Moraes e com base em uma pesquisa realizada na Internet, no celular, dentro da sala de aula, encontrar alguma imagem que pode estabelecer alguma ligação com o poema escolhido.
( ) Escolher um dos poemas de Carlos Drummond de Andrade e realizar uma encenação que deverá ser gravada e compartilhada.
( ) Narrar por escrito uma aventura acontecida em um dado momento de sua vida e, depois, contá-la para a sala de aula em uma roda de conversa.
( ) Escolher um tema para uma análise crítica em um debate organizado e, depois, criar um meme em equipe para ser compartilhado.
( ) Ir à biblioteca para em dupla pesquisar crônicas e compartilhar, por meio de vídeos, as ideias nelas apresentadas, mas trazidas para a vida social da sua comunidade.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a Língua Portuguesa na BNCC.
( ) Deve buscar o desenvolvimento das capacidades envolvidas na produção, recepção, tratamento e análise das linguagens que contribuem para a participação significativa e crítica do aluno nas diversas práticas sociais de linguagem.
( ) Deve relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo de diferentes linguagens, em várias mídias.
( ) Deve ter, como premissa, a diversidade cultural, de forma a garantir ao aluno uma ampliação de repertório e um convívio respeitoso com o diferente.
( ) Deve proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação da sua alfabetização primeira, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais.
( ) Deve buscar práticas próprias dos diferentes usos da linguagem. Essas práticas se inserem em cinco campos de atuação que apontam para a importância da contextualização do conhecimento escolar. Um deles traduz-se em “campos da vida cotidiana” para todos os anos de escolarização.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.