Questões da prova:
        Instituto Consulplan - 2023 - Prefeitura Municipal de Nova Friburgo - RJ - Professor - Educação Física
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  50 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 3 de 10                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 A inclusão dos alunos com deficiência na educação básica e na educação física escolar é um direito garantido em diversas diretrizes e leis no Brasil e no mundo; entretanto, tal movimento não é suficiente para garantir a efetividade das práticas inclusivas no campo da educação física. Torna-se fundamental a adoção de estratégias metodológicas que tomem como ponto de partida uma abordagem centrada na pessoa e que compreenda a cultura corporal de movimentos como um elo para pensar nos sujeitos em sociedade. Sobre as práticas pedagógicas inclusivas com ênfase na educação física escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.   
    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
                 A aprendizagem motora é o melhoramento gradativo de um indivíduo ao desempenhar um certo comportamento motor. Engloba o conhecimento da sequência motora e a capacidade de adaptação aos ambientes, sendo passível de influências intrínsecas do indivíduo (maturação, capacidade física), ambientais (espaços, aspectos socioculturais) e da tarefa específica (regras,  objetivos, acessórios, equipamentos).  
 
(Oliveira,2010.)
 
São consideradas fases da aprendizagem motora:
    (Oliveira,2010.)
São consideradas fases da aprendizagem motora:
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
                 O modelo esportivista sofreu muitas críticas nos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 1980, embora esta concepção ainda esteja bastante presente na sociedade e na escola. Também é verdade que, em alguns casos, a crítica excessiva ao esporte de rendimento voltou-se para o outro extremo, ou seja, assistimos ao desenvolvimento de um modelo em que os alunos decidem o que farão na aula, escolhendo o jogo e a forma como querem praticá-lo. O papel do professor se restringe a oferecer uma bola e marcar o tempo, assim ele praticamente não intervém.  
 
(Darido,2003.)
 
Considerando o procedimento avaliativo presente na perspectiva esportivista ao longo dos anos nas aulas de educação física nas escolas, assinale a afirmativa INCORRETA.
    (Darido,2003.)
Considerando o procedimento avaliativo presente na perspectiva esportivista ao longo dos anos nas aulas de educação física nas escolas, assinale a afirmativa INCORRETA.
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
                 A psicomotricidade é o primeiro movimento mais articulado que surgiu a partir da década de 1970, em contraposição ao modelo esportivista. Nele, o envolvimento da educação física é juntamente com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, ou seja, busca garantir a formação integral do aluno. Na verdade, esta concepção inaugura uma nova fase de preocupações para o professor de educação física que extrapola os limites biológicos e de rendimento corporal, passando a incluir e a valorizar o conhecimento de origem psicológica.  
 
(Darido,2003.)
 
O pensamento psicomotricista no Brasil foi influenciado por:
    (Darido,2003.)
O pensamento psicomotricista no Brasil foi influenciado por:
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
                 O modelo desenvolvimentista explicitado na educação física escolar ganhou significativo destaque a partir dos estudos renovadores no Brasil na década de 1980. A abordagem desenvolvimentista se direciona especificamente para crianças de quatro a quatorze anos, que busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a educação física escolar. Trata-se de fundamentação teórico-metodológica baseada na abordagem desenvolvimentista para a educação física escolar: