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CEV-URCA - 2018 - Prefeitura Municipal de Milagres - CE - Professor - Educação Especial
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Concurso:
Prefeitura Municipal de Milagres - CE
Disciplina:
Pedagogia
(Concurso Milagres/2018) A Lei 10.098 indica normas gerais para promoção da acessibilidade. As políticas apontam para elementos importantes que tornam a vida de pessoas com deficiência mais independentes e acessíveis. Assinale o item que NÃO pertence às normas estabelecidas pela Lei 10.098 de acessibilidade:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Milagres - CE
Disciplina:
Pedagogia
(Concurso Milagres/2018) Conforme GOMES, POULIN e FIGUEIREDO (2015), na Sala de Recurso Multifuncional o aluno com Deficiência Intelectual poderá ser avaliado:
I- Em função dos aspectos motores, do desenvolvimento da expressão oral e escrita, do raciocínio lógico matemático. II- Poderá ser avaliado o funcionamento cognitivo. III-Poderá ser avaliado na afetividade (comportamento e interação). IV- Poderá ser avaliado na relação que o aluno estabelece com o saber.
Estão CORRETOS:
I- Em função dos aspectos motores, do desenvolvimento da expressão oral e escrita, do raciocínio lógico matemático. II- Poderá ser avaliado o funcionamento cognitivo. III-Poderá ser avaliado na afetividade (comportamento e interação). IV- Poderá ser avaliado na relação que o aluno estabelece com o saber.
Estão CORRETOS:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Milagres - CE
Disciplina:
Pedagogia
(Concurso Milagres/2018) A garantia do processo de inclusão perpassa também pela implementação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs). Conforme Santos (2010), esse espaço é composto por diversos recursos acessíveis que auxiliam no desenvolvimento de alunos atendidos, público da educação especial. Nessa perspectiva, atribua valores de V para verdadeiro e F para falso.
( ) As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Dentro desses espaços, é possível encontrarmos recursos acessíveis e equipamentos específicos, que irão ao encontro das necessidades dos alunos público-alvo da educação especial. ( ) O atendimento feito dentro da Sala de Recurso Multifuncional, com o público da educação especial, nesse caso alunos com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/superdotação ocorre em turno contrário à escolarização. ( ) Nas Salas de Recursos Multifuncionais, podemos encontrar alguns equipamentos específicos, dentre eles podemos mencionar: teclado colmeia, materiais e jogos pedagógicos acessíveis, lupas, entre outros. ( ) Algumas Salas de Recursos Multifuncionais tem acrescidos outros recursos, que se destinam para alunos com cegueira. Nesse espaço, será possível encontrar alguns equipamentos, tais como: impressora Braille, reglete, punção, guia de assinatura, globo calculadora sonora, entre outros.
Assinale a alternativa correta
( ) As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Dentro desses espaços, é possível encontrarmos recursos acessíveis e equipamentos específicos, que irão ao encontro das necessidades dos alunos público-alvo da educação especial. ( ) O atendimento feito dentro da Sala de Recurso Multifuncional, com o público da educação especial, nesse caso alunos com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/superdotação ocorre em turno contrário à escolarização. ( ) Nas Salas de Recursos Multifuncionais, podemos encontrar alguns equipamentos específicos, dentre eles podemos mencionar: teclado colmeia, materiais e jogos pedagógicos acessíveis, lupas, entre outros. ( ) Algumas Salas de Recursos Multifuncionais tem acrescidos outros recursos, que se destinam para alunos com cegueira. Nesse espaço, será possível encontrar alguns equipamentos, tais como: impressora Braille, reglete, punção, guia de assinatura, globo calculadora sonora, entre outros.
Assinale a alternativa correta
Concurso:
Prefeitura Municipal de Milagres - CE
Disciplina:
Pedagogia
Ao longo da trajetória histórica, observamos a formalização de vários direitos para a pessoa com deficiência. Considere as afirmações abaixo:
I - Sobre a Declaração de Salamanca: o princípio que orienta é o de que escolas devem incluir todas as crianças, mesmo que apresentem necessidades específicas, sejam elas intelectuais, físicas, linguísticas, entre outros. II - Sobre a Política Nacional de educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: busca efetivar o acesso e a plena participação de alunos com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação nas escolas de ensino regular. III - Sobre a Lei Brasileira de Inclusão: destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, visando o desenvolvimento da cidadania e da inclusão social. IV - Sobre a Lei Brasileira de Inclusão: destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando a sua inclusão em escolas especiais exclusivas para pessoas com deficiência, com atendimento especializado para todas as deficiências. V - Sobre a Constituição Federal de 1988: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, terá o o incentivo e será promovida em cooperação com a sociedade, propendendo o pleno desenvolvimento de cada pessoa.
Estão corretas:
I - Sobre a Declaração de Salamanca: o princípio que orienta é o de que escolas devem incluir todas as crianças, mesmo que apresentem necessidades específicas, sejam elas intelectuais, físicas, linguísticas, entre outros. II - Sobre a Política Nacional de educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: busca efetivar o acesso e a plena participação de alunos com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação nas escolas de ensino regular. III - Sobre a Lei Brasileira de Inclusão: destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, visando o desenvolvimento da cidadania e da inclusão social. IV - Sobre a Lei Brasileira de Inclusão: destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando a sua inclusão em escolas especiais exclusivas para pessoas com deficiência, com atendimento especializado para todas as deficiências. V - Sobre a Constituição Federal de 1988: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, terá o o incentivo e será promovida em cooperação com a sociedade, propendendo o pleno desenvolvimento de cada pessoa.
Estão corretas:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Milagres - CE
Disciplina:
Pedagogia
(Concurso Milagres/2018) De acordo com a LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência sobre o DIREITO À EDUCAÇÃO, é INCORRETO afirmar que: