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As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) determinam que as instituições que atuam nessa etapa de ensino criem procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças. Esse processo não deve ter como objetivo
Não há interação sem língua e, sem interação, não há nenhum tipo de relação social, pois todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua, a qual se efetua por meio de enunciados que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana (Bakhtin,2004). Isso acontece por meio
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental dispõem, que os três anos iniciais do ensino fundamental devem garantir à criança
A avaliação da aprendizagem é um tipo de investigação e, também, um processo de conscientização sobre a “cultura primeira” do educando, buscando alcançar um objetivo (Romão, 1999). Assinale a alternativa que apresenta esse objetivo.
No entendimento de Bueno (1998), a fase que se caracteriza como crucial para o desenvolvimento global do sujeito (motor, intelectual, sócio-emocional) corresponde à faixa etária do nascimento até os 8 anos aproximadamente. Nesta perspectiva, observa-se claramente a importância do trabalho com a Psicomotricidade, denominada de Educação Psicomotora que ministrada no âmbito escolar pode vir a prevenir as