limpar filtros
Questões por página:
A forma de trabalhar isolada, em que os professores chegam à escola, assinam o ponto, entram na classe, dão aula e vão embora, é resultado de modelo de escola que nasceu com a Revolução Industrial. De acordo com Weisz (2000), a principal característica desse modelo de escola é
Ao tratar do compromisso social e ético dos professores, Libaneo (2013) afirma que a característica mais importante da atividade profissional do professor é
No entendimento de Libaneo (et. al.,2003), é importante insistir no entendimento da cultura da escola, a cultura organizacional, porque ela é importante elemento curricular. Em outras palavras, tão relevantes quanto os conteúdos escolares são as aprendizagens das relações vividas na família, na comunidade, nas mídias. Isso é o que Libaneo (et. al.,2003) denomina de currículo

Dos professores, ouvíamos: os pais dos alunos que mais precisam de ajuda são sempre os mais difíceis de trazer até a escola.


Dos pais desses alunos que mais precisam, ouvíamos: nós, que mais precisamos de ajuda, somos os mais cobrados pelas escolas.


Tais afirmações, de acordo com Castro e Regattieri (2009), são recorrentes em entrevistas e, ao citá-las as autoras querem demonstrar que, nas relações escola-família, em caso de fracasso escolar, o comportamento mais comum é

Para Aguiar (2006), no âmbito da escola, o exercício da participação que caracteriza a gestão democrática abre novas possibilidade de organização pedagógica. O conselho escolar, ao contribuir com a ampliação das oportunidades de aprendizagem dos estudantes, se fortalece como