limpar filtros
Questões por página:

Beatriz, uma jovem surda em situação de vulnerabilidade social, procurou o serviço de assistência social para solicitar um benefício. Ela foi acompanhada por um Intérprete de Libras para garantir uma comunicação eficaz. A assistente social fez algumas perguntas para entender melhor a situação de Beatriz e, através da versão voz feita pelo intérprete, informou que Beatriz:



• Mora com 3 familiares;


• Está desempregada a 8 meses;


• Recebeu ajuda alimentar 2 vezes no último mês; e


• Está na 5ª posição da lista de espera para um curso gratuito de qualificação profissional.



Assinale a alternativa que expressa de forma correta a diferenciação entre os números cardinais, ordinais e quantitativos em Libras, dentro da sequência do contexto apresentado.

Mariana, assistente social, atendeu um jovem surdo, usuário da Libras, que buscava informações sobre um benefício social. Mariana acionou a central de intérpretes do serviço social para que pudesse efetivar o diálogo com a intermediação do profissional.


Ao iniciar o diálogo o jovem surdo informou que:



“ANTEONTEM EU IR SERVIÇO SOCIAL E NÃO SABER INTÉRPRETE TER.” e expressando contentamento perguntou ao intérprete: “HOJE VOCÊ AJUDAR EU?” O intérprete afirmou que sim e ao final do diálogo, o jovem surdo confirma com a assistente social: “EU RECEBER DOCUMENTO AMANHÃ?”



Observando a estrutura da transcrição em Libras das frases sinalizadas pelo jovem surdo, na introdução acima, assinale a alternativa que explica como os advérbios de tempo estruturam as frases em Libras e garantem a clareza temporal da ação.

Os classificadores na Libras funcionam como marcadores de concordância de gênero e número, permitindo representar singular e plural por meio de configurações específicas e movimentos.


Assinale a afirmativa que representa corretamente o uso dos classificadores na Libras.

João é assistente social e tradutor/intérprete de Libras, e atendeu uma família em situação de vulnerabilidade. Durante a reunião com a mãe surda e seus três filhos também surdos, João utilizou a Libras para explicar os direitos sociais da família. Ao se referir a apenas um dos filhos, ele usou um determinado sinal. Quando se referiu aos três filhos juntos, ajustou a configuração de mão.


Observe essas configurações de mão, que representam as pessoas do discurso, utilizadas por João.



Imagem associada para resolução da questão



Assinale a afirmativa que esteja de acordo com o sistema pronominal de Libras, que foi utilizado por João.


Ana, uma surda usuária da Libras, vai até um serviço de assistência social para solicitar informações sobre um benefício. Como ela não se comunica em Língua Portuguesa, um intérprete de Libras está presente para auxiliá-la. Durante a conversa, o intérprete precisa traduzir as perguntas e respostas, respeitando a estrutura sintática da Libras.


Observe a transcrição do diálogo em Libras entre Ana e a assistente social que foi interpretado, pelo profissional tradutor e intérprete de Libras, de acordo com a estrutura da Libras.



1. “VOCÊ BENEFÍCIO QUAL?”


2. “DOCUMENTO VOCÊ TRAZER?”


3. “NÃO TRABALHAR, BENEFÍCIO TER.”


4. “AMANHÃ VOLTAR, PAPEL PREENCHER.”



Relacione cada frase do diálogo, que constitui a estrutura sintática da Libras, com alguns tipos de frase.



a) Negativa


b) Imperativa


c) Afirmativa


d) Interrogativa



Assinale a alternativa correta.