Questões da prova:
EDUCA - 2025 - Prefeitura de São João do Rio do Peixe - PB - Professor
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Não definido
Sobre os ciclos econômicos do Brasil, analise alternativas a seguir:
I. A teoria dos ciclos econômicos foi desenvolvida por Celso Furtado, na obra Formação econômica do Brasil, publicada em 1959.
II. Durante o ciclo do pau-brasil, que ocorreu nos primeiros séculos da colonização, o Brasil foi explorado intensamente para a extração do pau-brasil, uma árvore valiosa, representando o início da interação entre os colonizadores e as riquezas naturais do país.
III. O ciclo da cana-de-açúcar, que dominou a economia brasileira nos séculos XVII e XVIII, a produção de açúcar foi a atividade predominante.
IV. No ciclo do ouro, que ocorreu no século XVIII, houve uma exploração intensa de ouro em Minas Gerais, resultando em crescimento econômico e demográfico.
V. Durante o ciclo do café, o Brasil se destacou como um dos principais produtores de café do mundo no século XIX, impulsionando sua economia e desenvolvendo sua infraestrutura VI. No ciclo da borracha, que se desenrolou no final do século XIX e início do século XX, a extração de borracha na região amazônica desempenhou um papel vital na economia, atraindo migrantes em busca de riqueza.
Estão CORRETOS:
I. A teoria dos ciclos econômicos foi desenvolvida por Celso Furtado, na obra Formação econômica do Brasil, publicada em 1959.
II. Durante o ciclo do pau-brasil, que ocorreu nos primeiros séculos da colonização, o Brasil foi explorado intensamente para a extração do pau-brasil, uma árvore valiosa, representando o início da interação entre os colonizadores e as riquezas naturais do país.
III. O ciclo da cana-de-açúcar, que dominou a economia brasileira nos séculos XVII e XVIII, a produção de açúcar foi a atividade predominante.
IV. No ciclo do ouro, que ocorreu no século XVIII, houve uma exploração intensa de ouro em Minas Gerais, resultando em crescimento econômico e demográfico.
V. Durante o ciclo do café, o Brasil se destacou como um dos principais produtores de café do mundo no século XIX, impulsionando sua economia e desenvolvendo sua infraestrutura VI. No ciclo da borracha, que se desenrolou no final do século XIX e início do século XX, a extração de borracha na região amazônica desempenhou um papel vital na economia, atraindo migrantes em busca de riqueza.
Estão CORRETOS:
Disciplina:
Não definido
A cartografia é considerada a ciência e a arte de representar o conhecimento da superfície terrestre através de mapas e cartas. Essa ciência está intimamente ligada aos sistemas de informação gráfica, ciência da informação geográfica, fotogrametria e sensoriamento remoto.
Considerando os principais conceitos relacionados a cartografia, entre outros, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
Considerando os principais conceitos relacionados a cartografia, entre outros, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
Disciplina:
Português
São consideradas estratégias de leitura e compreensão do texto:
I. Reconhecer e determinar as ideias principais. II. Sumariar a informação. III. Efetuar inferências sobre o texto IV. Gerar questões sobre o texto. V. Monitorar a compreensão (metacognição).
Estão CORRETAS:
I. Reconhecer e determinar as ideias principais. II. Sumariar a informação. III. Efetuar inferências sobre o texto IV. Gerar questões sobre o texto. V. Monitorar a compreensão (metacognição).
Estão CORRETAS:
Disciplina:
Português
O gênero textual oral é uma forma de comunicação que se baseia na oralidade, ou seja, na fala. É um tipo de gênero que se diferencia dos gêneros escritos, como textos literários, artigos científicos e cartas, por exemplo.
São exemplos de Gêneros Textuais Orais, EXCETO:
São exemplos de Gêneros Textuais Orais, EXCETO:
Disciplina:
Pedagogia
Para a implementação da educação inclusiva é fundamental adotar estratégias que promovam a equidade, acesso e o envolvimento de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades individuais, além de utilização de diferentes estratégias.
Sobre estratégias utilizadas para promoção da educação inclusiva, atribua:
1. Inclusão. 2. Estímulo à criatividade e resolução de problemas. 3. Colaboração e trabalho em equipe. 4. Aprendizado prático e experiencial.
( )Esse tipo de aprendizado permitindo que os estudantes aprendam conceitos complexos de forma concreta e interativa. Isso é especialmente benéfico para os estudantes com diferentes estilos de aprendizagem, tornando o processo de ensino mais acessível e envolvente.
( )Nessa aprendizagem, a robótica pode ser adaptada para atender às necessidades dos estudantes com deficiências físicas, visuais ou auditivas. Por exemplo, estudantes com deficiência visual podem utilizar robôs programas acessíveis com comandos de voz ou braile, enquanto estudantes com deficiência motora podem programar robôs através de dispositivos adaptados.
( )Essa aprendizagem desenvolve o pensamento crítico, a resolução de problemas e habilidades essenciais para o desenvolvimento de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades. Os desafios e projetos podem ser adaptados para atender às necessidades e interesses de cada estudante, promovendo a inclusão e a diversidade;
( )Essa abordagem promove o exercício de colaboração, permitindo que os estudantes trabalhem juntos para alcançar objetivos comuns. Isso ajuda a promover a inclusão social, a empatia e o respeito mútuo entre os estudantes, criando um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.
A sequência CORRETA é:
Sobre estratégias utilizadas para promoção da educação inclusiva, atribua:
1. Inclusão. 2. Estímulo à criatividade e resolução de problemas. 3. Colaboração e trabalho em equipe. 4. Aprendizado prático e experiencial.
( )Esse tipo de aprendizado permitindo que os estudantes aprendam conceitos complexos de forma concreta e interativa. Isso é especialmente benéfico para os estudantes com diferentes estilos de aprendizagem, tornando o processo de ensino mais acessível e envolvente.
( )Nessa aprendizagem, a robótica pode ser adaptada para atender às necessidades dos estudantes com deficiências físicas, visuais ou auditivas. Por exemplo, estudantes com deficiência visual podem utilizar robôs programas acessíveis com comandos de voz ou braile, enquanto estudantes com deficiência motora podem programar robôs através de dispositivos adaptados.
( )Essa aprendizagem desenvolve o pensamento crítico, a resolução de problemas e habilidades essenciais para o desenvolvimento de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades. Os desafios e projetos podem ser adaptados para atender às necessidades e interesses de cada estudante, promovendo a inclusão e a diversidade;
( )Essa abordagem promove o exercício de colaboração, permitindo que os estudantes trabalhem juntos para alcançar objetivos comuns. Isso ajuda a promover a inclusão social, a empatia e o respeito mútuo entre os estudantes, criando um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.
A sequência CORRETA é: