limpar filtros
Questões por página:
O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam. Junto com o sistema nervoso, o sistema endócrino coordena todas as funções do nosso corpo. Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas células e quando secretados no sangue, conseguem mediar funções em outras células e tecidos.
Sobre os hormônios, assinale a alternativa INCORRETA:
Todos os seres vivos, como os humanos, os animais, as plantas e até os micróbios precisam dos mesmos nutrientes para viver, principalmente de nitrogênio e fósforo. Entender como funcionam os ciclos desses nutrientes pelo ecossistema é essencial para compreender por que os ecossistemas funcionam do jeito que eles funcionam. Umas das perguntas que temos feito é se a diversidade de organismos, como plantas e insetos, está relacionada a esses ciclos de nutrientes. Quando comunidades de plantas são compostas por muitas espécies diferentes, elas parecem fazer um uso melhor dos nutrientes disponíveis no solo do que as comunidades de plantas que são compostas por uma ou por poucas espécies. A biodiversidade vegetal é essencial para o equilíbrio dos ecossistemas, pois as plantas exercem diversas funções ecológicas.

Sobre a biodiversidade de plantas, assinale a alternativa CORRETA:
O sistema excretor tem a função de eliminar os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Dessa maneira, muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são excretadas do corpo. Durante uma viagem pelo interior da Caatinga na Paraíba, um grupo de estudantes acabou esquecendo de levar água para o consumo. Dessa forma, no decorrer do dia, a temperatura foi aumentando e consequentemente a sede nos alunos também.
Nesse contexto, o que pode ter acontecido com a urina dos referidos alunos:
A desertificação é um problema complexo. Para lutar contra ela é preciso, ao mesmo tempo, combater a pobreza e implementar ações estratégicas e políticas que melhorem o uso e manejo da terra. Ou seja, devem ser considerados, de forma integrada, os aspectos ambientais, sociais e econômicos dos ecossistemas. Assim, para combater a desertificação e promover o desenvolvimento das terras secas é imperativo que se valorize o conhecimento das populações locais e suas experiências bem-sucedidas de conviver, sobreviver e produzir em um ambiente geoclimático caracterizado por eventos frequentes de fortes secas. A desertificação é um processo ambiental que ameaça diversas regiões do planeta, inclusive no Brasil.
Esse fenômeno está associado principalmente:
A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social. A partir do processo de democratização da educação se evidencia o paradoxo inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola. Assim, sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração que pressupõem a seleção, naturalizando o fracasso escolar.

A Educação Especial, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, deve ser ofertada PREFERENCIALMENTE: