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O principal indicador gerado a partir dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), utilizado para monitorar a qualidade da educação no Brasil, é
Durante a reforma educacional promovida pelo Regime Militar, foi aprovada a Lei nº 5.692/1971, que fixou diretrizes e bases para o ensino de 1° e 2º graus. Essa lei teve como objetivo
Conforme Leonor Fávero (2000, p.88), a educação na colônia estava vinculada à política colonizadora de Portugal cujo objetivo era a obtenção do lucro e, se nas diretrizes básicas estava citada expressamente a população indígena (para catequese e instrução), a vinda de pessoas da pequena nobreza para organizar a "empresa" exigia que se incluíssem na empreitada a que se propuseram os jesuítas, os filhos dos colonos, já que recebiam subsídios para fundar colégios. Nesse período, o documento pedagógico elaborado pela Companhia de Jesus no final do século XVI, publicado oficialmente em 1599, com o objetivo de organizar e sistematizar a educação nas escolas jesuítas, foi
Leia o texto a seguir.
Há depois a dimensão da institucionalização, do minucioso controle social, articulado no tecido da sociedade, exercido por meio de instituições ad hoc e que diz respeito à classificação dos indivíduos e dos comportamentos, à criação de tipologias sociais diferenciadas (os loucos, os criminosos, os doentes, os pobres, os órfãos etc.) que são estudadas e dirigidas em vista de uma integração produtiva na sociedade ou de uma separação desta, para torná-las inofensivas.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: FEU,1999, p.200-201.

Na modernidade, esse complexo processo de pedagogização da sociedade, de reorganização e de controle, de produção de comportamentos integrados aos fins globais da vida social é exercido pelo poder
Leia o texto a seguir.
[…] é o armazém dos modelos originários da formação social e humana, dos quadros culturais dessa formação e dos princípios que a regulam (a etnia, o dualismo social, a razão, a linguagem como domínio), mas também é uma galeria de diferenças, de oposições diversas no plano educativo, de modelos de formação cultural e humana […].
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: FEU,1999, p.54-55.

Esse período retratado, da educação e da pedagogia, trata-se da