limpar filtros
Questões por página:
A doação de órgãos é um ato por meio do qual podem ser retirados órgãos ou tecidos de uma pessoa viva ou falecida (doadores) para serem utilizados no tratamento de outras pessoas (receptores).

De um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante. Em relação ao transplante de pulmão é a remoção cirúrgica de um pulmão saudável ou de parte de um pulmão de uma pessoa viva que, em seguida, é transferido para alguém cujos pulmões já não mais funcionam.

Quais critérios são geralmente considerados para a seleção de doadores e receptores em transplantes pulmonares?
São doenças que atinge a população idosa:

I – Doenças cardiovasculares
II – Doença de Alzheimer
III – Hipertensão arterial

Está correto o que se afirma em:
De acordo a Lei Federal n° 8.080/1990, São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

I - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.
II - integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico.
III - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.

Está incorreto o que se afirma em:
Acidente escorpiônico ou escorpionismo é o quadro clínico de envenenamento provocado quando um escorpião injeta sua peçonha através do ferrão (télson). Os escorpiões são representantes da classe dos aracnídeos, predominantes nas zonas tropicais e subtropicais do mundo, com maior incidência nos meses em que ocorre aumento de temperatura e umidade. No Brasil, os escorpiões de importância em saúde pública são as seguintes espécies do gênero Tityus:

I - Escorpião-amarelo (T. bahiensis) - encontrado nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
II - Escorpião-preto-da-amazônia (T. obscurus) – Principal causador de acidentes e óbitos na região Norte e no Estado de Mato Grosso.
Analise os itens abaixo sobre Vigilância em Saúde:

I – Considera-se ações de promoção da saúde: ações de monitoramento contínuo da situação de saúde da população do País, Estado, Região, Município ou áreas de abrangência de equipes de atenção à saúde, por estudos e análises que identifiquem e expliquem problemas de saúde e o comportamento dos principais indicadores de saúde, contribuindo para um planejamento de saúde abrangente.

II – Considera-se Análise de situação de saúde: estimular a promoção da saúde como parte da integralidade do cuidado na Rede de Atenção à Saúde, articuladas com as demais redes de proteção social, abrangendo atividades voltadas para adoção de práticas sociais e de saúde centradas na equidade, na participação e no controle social, para o favorecimento da mobilidade humana e a acessibilidade e promovendo a cultura da paz em comunidades, territórios e municípios.