limpar filtros
Questões por página:
Durante as aulas de campo, foram analisados diferentes organismos coletados em distintos ambientes, sendo posteriormente classificados com base em seu metabolismo energético. O professor apresentou quatro tipos de metabolismo energético, considerando a fonte de energia e o composto utilizado como doador de elétrons ou fonte de carbono, conforme se apresenta no quadro a seguir.

I Fotoautotróficos que não utilizam H2O para reduzir CO2.
II Quimio-heterotróficos com O2 como aceptor final de elétrons.
III Quimio-heterotróficos sem O2 como aceptor final de elétrons.
IV Fotoautotróficos que utilizam H2O para reduzir CO2.

Considerando os tipos de metabolismo energético descritos (I a IV), marque a opção que os associam, corretamente, aos seres vivos que apresentam esses respectivos modos de obtenção de energia e carbono.
A Toxina Botulínica (TB), produzida pela bactéria Clostridium botulinum e causadora do botulismo, é obtida e comercializada por meio de cultivo da bactéria em laboratório e de processos de purificação da toxina com utilização em diversas aplicações, dentre elas, procedimentos estéticos e tratamentos clínicos para distúrbios musculares. O mecanismo de ação da TB no músculo é corretamente descrito como uma exotoxina que

A violência sexual atinge indistintamente mulheres de todas as classes sociais, etnias, religiões e culturas, tanto em espaços públicos quanto em privados, e em qualquer etapa da vida de uma mulher. Após um estupro com conjunção carnal (introdução do pênis na vagina), uma vítima passou por perícia médica no Instituto Médico Legal e, em seguida, recebeu alguns medicamentos, dentre eles, anticoncepção de emergência por meio da ingestão da pílula do dia seguinte e antirretrovirais. Com base na situação apresentada marque a opção correta que indica, respectivamente, a região do blastocisto responsável pela implantação no endométrio, o período em que essa ocorre e o mecanismo de ação do antirretroviral.

O professor, ao abordar o sistema endócrino, pede para os alunos investigarem um caso clínico do relato de uma mulher de 40 anos com intolerância ao frio, fadiga, constipação grave e bastante inchaço. Ao analisar sua tireoide, não foi possível palpá-la. Nos exames clínicos, foi possível observar que sua tiroxina livre (T4) estava em 3 pmol/l (faixa de referência: 9-25 pmol/l), o TSH era de 50 mU/l (faixa de referência: 0,4-4 mU/l), e foi detectada a presença de autoanticorpos antitireoidianos (anti-TPO). Com base nas informações apresentadas, marque a opção em que os alunos identificaram, corretamente, o tipo de distúrbio hormonal e o mecanismo compensatório envolvido.
Durante uma discussão em sala de aula sobre imunização, um professor de Biologia compartilha com os alunos que, embora esteja constantemente exposto a estudantes diagnosticados com difteria, ele nunca desenvolveu a doença, permanecendo assintomático ao longo dos anos. O professor informa que recebeu todas as doses da vacina contra Corynebacterium diphtheriae, o agente etiológico da difteria. A partir desse relato, os alunos foram convidados a refletir sobre os mecanismos de defesa imunológica relacionados à vacinação e à resposta do organismo frente à exposição contínua a um patógeno. Com base no caso descrito e nos princípios da imunização, é correto afirmar que o professor vacinado permanece assintomático, mesmo após exposições frequentes ao agente infeccioso devido a uma resposta adaptativa com