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FUNCERN - 2025 - IF- RN - Professor EBTT - Didática
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Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é correto afirmar que
A partir da década de 1990, o processo de reestruturação estatal que se estabeleceu em escala mundial, nos moldes do ideário neoliberal, impactou diretamente na educação, impulsionando reformas educacionais em vários países. No Brasil, essas reformas são fortemente marcadas pelas orientações de
Numa abordagem mais aprofundada das teorias do currículo, o multiculturalismo aparece como um elemento essencial, sobretudo, em um contexto plural como o que compõe a realidade brasileira. Nessa perspectiva, o multiculturalismo se constitui como
A disposição dos conteúdos curriculares numa perspectiva multidisciplinar evidencia uma fragmentação do conhecimento marcada pela singularidade específica de cada disciplina e, consequentemente, pela ausência de conexão entre elas. Diferentemente, as proposições curriculares que levam em conta as relações entre as disciplinas evidenciam, entre outras, as perspectivas da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade que são definidas, respectivamente, como:
Considere o fragmento que segue como base para a questão.
Um currículo comprometido com a formação de jovens e adultos trabalhadores com autonomia intelectual, ética e política exige assumir contornos de uma educação sólida e de uma qualificação profissional que conduza esses sujeitos à compreensão das relações sociais, à leitura de mundo e à efetiva participação nos processos sociais (Silva,2019, p.177).
(Fonte: SILVA, José. A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no Brasil: 13 anos depois. Cadernos de Pesquisa. v.26. n.4. out./dez.,2019).
A afirmação de Silva (2019) aponta que a educação de jovens e adultos integrada à formação profissional e tecnológica apresenta a necessidade de
Um currículo comprometido com a formação de jovens e adultos trabalhadores com autonomia intelectual, ética e política exige assumir contornos de uma educação sólida e de uma qualificação profissional que conduza esses sujeitos à compreensão das relações sociais, à leitura de mundo e à efetiva participação nos processos sociais (Silva,2019, p.177).
(Fonte: SILVA, José. A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no Brasil: 13 anos depois. Cadernos de Pesquisa. v.26. n.4. out./dez.,2019).
A afirmação de Silva (2019) aponta que a educação de jovens e adultos integrada à formação profissional e tecnológica apresenta a necessidade de