limpar filtros
Questões por página:
A inclusão na Educação Física visa garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades físicas, cognitivas ou emocionais, tenham acesso e possam participar plenamente das atividades propostas. A ideia central é promover a equidade, garantindo que as aulas ofereçam um ambiente acessível e acolhedor para todos, respeitando as diferenças individuais e criando oportunidades de aprendizagem significativas.
Nesse contexto, uma estratégia contrária à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física é
Em nossa sociedade atual, a educação escolar deve selecionar e rever criticamente as avalanches de informações transmitidas pelos inúmeros meios de comunicação.
Mais do que uma proposta de alfabetização de jovens e adultos, Paulo Freire criou uma filosofia da educação, com um corpo teórico consistente que contempla uma pedagogia voltada à prática e à ação transformadora, defendendo a
O basquete escolar é uma prática esportiva que vai além do jogo simples, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento físico, social e emocional dos alunos. Introduzido nas escolas como parte das atividades de Educação Física, o basquete oferece uma série de benefícios que impactam positivamente a vida dos estudantes.
Um fundamento técnico importante do esporte e com diversas funções é o drible, que objetiva avançar, proteger a bola, escapar de um marcador ou ajustar o corpo para um passe ou arremesso.
No jogo de basquete, durante o drible, é permitido
A história da Educação Física e do esporte no Brasil é rica e repleta de transformações que refletem a dinâmica social, cultural e política do país. Na Educação Física escolar atual, estão presentes ainda resquícios de uma abordagem tradicional que busca estimular os resultados e o desenvolvimento das capacidades físicas e técnicas, privilegiando as ginásticas e os esportes. Nessa abordagem, a força, a velocidade, a agilidade, o impulso e a habilidade esportiva eram e são os aspectos mais valorizados.
Porém, uma abordagem nova para a Educação Física escolar propõe, além do uso das ginásticas e dos esportes, utilizar também
O tênis de mesa, também conhecido como pingue-pongue, tem suas origens no final do século XIX, na Inglaterra, onde era uma forma de entretenimento para as classes altas. Inicialmente, os jogadores usavam mesas de jantar e improvisavam raquetes com livros e bolas feitas de cortiça. O tênis de mesa hoje é um esporte globalmente popular, praticado por diversas faixas etárias e níveis de habilidade.

Considere que um professor de Educação Física dos 6º anos idealizou a organização de um torneio de tênis de mesa, com inscrições para competições individuais. Inscreveram-se 71 interessados para uma competição interna escolar, e o professor estabeleceu como critério o sistema de eliminatória simples.

Para a realização da competição conforme os critérios adotados, será necessária a realização de