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FGV - 2025 - PGM - RJ - Analista de Procuradoria - Especialidade Comunicação
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Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Não definido
Avalie o que precisa ter um bom planejamento estratégico de comunicação.
I. Prever mecanismos de acompanhamento e fiscalização de sua própria implementação e indicadores capazes de medir sua eficácia.
II. Tomar como base o feeling da equipe de comunicação e ser construído à medida em que as crises de reputação surgirem.
III. Seguir um template padrão para organizações com atividades semelhantes e, uma vez finalizado, não demandar ajustes ou reavaliações periódicas.
Está correto o que se afirma em:
I. Prever mecanismos de acompanhamento e fiscalização de sua própria implementação e indicadores capazes de medir sua eficácia.
II. Tomar como base o feeling da equipe de comunicação e ser construído à medida em que as crises de reputação surgirem.
III. Seguir um template padrão para organizações com atividades semelhantes e, uma vez finalizado, não demandar ajustes ou reavaliações periódicas.
Está correto o que se afirma em:
Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Não definido
Avalie as afirmativas a seguir sobre os conceitos de imagem, identidade e reputação no contexto organizacional.
I. As expressões imagem organizacional, identidade corporativa e reputação empresarial podem ser utilizadas como sinônimos, uma vez que representam a forma como a empresa se percebe e enuncia seus valores, sua missão e sua visão de futuro.
II. A imagem empresarial resulta das percepções do público; por isso, a instituição deve criar condições que a sustentem, o que implica a construção de uma identidade corporativa.
III. A reputação é a personalidade da corporação, expressa nos signos e símbolos visíveis da empresa, como logomarca, cores, arquitetura e no estilo de gestão, partilhado internamente por funcionários e colaboradores.
Está correto o que se afirma em:
I. As expressões imagem organizacional, identidade corporativa e reputação empresarial podem ser utilizadas como sinônimos, uma vez que representam a forma como a empresa se percebe e enuncia seus valores, sua missão e sua visão de futuro.
II. A imagem empresarial resulta das percepções do público; por isso, a instituição deve criar condições que a sustentem, o que implica a construção de uma identidade corporativa.
III. A reputação é a personalidade da corporação, expressa nos signos e símbolos visíveis da empresa, como logomarca, cores, arquitetura e no estilo de gestão, partilhado internamente por funcionários e colaboradores.
Está correto o que se afirma em:
Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Não definido
Leia o texto a seguir sobre as relações entre as assessorias e a imprensa.
Introdução: Assessoria (E, OU, VERSUS) imprensa
É preciso encarar a verdade: assessorias nem sempre estão a favor da imprensa, às vezes estão contra. Pode parecer incongruente que, tendo profissionais do mesmo ramo nas duas pontas do processo e com objetivos organicamente iguais, a busca do esclarecimento, haja um conflito de interesses entre as partes. De minha parte, combinando a técnica do lead, da ouverture e da provocação, ofereço uma explicação sobre o cabalístico título desta Introdução. Sugere três leituras distintas: (a) Assessorias E Imprensa; (b) Assessorias OU Imprensa; (c) Assessorias VERSUS Imprensa.
DINES in DUARTE, J. (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas,2018 Na perspectiva (a) Assessorias
E Imprensa, a mais otimista das três,
Introdução: Assessoria (E, OU, VERSUS) imprensa
É preciso encarar a verdade: assessorias nem sempre estão a favor da imprensa, às vezes estão contra. Pode parecer incongruente que, tendo profissionais do mesmo ramo nas duas pontas do processo e com objetivos organicamente iguais, a busca do esclarecimento, haja um conflito de interesses entre as partes. De minha parte, combinando a técnica do lead, da ouverture e da provocação, ofereço uma explicação sobre o cabalístico título desta Introdução. Sugere três leituras distintas: (a) Assessorias E Imprensa; (b) Assessorias OU Imprensa; (c) Assessorias VERSUS Imprensa.
DINES in DUARTE, J. (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas,2018 Na perspectiva (a) Assessorias
E Imprensa, a mais otimista das três,
Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Não definido
Muitos estudos de comunicação organizacional conceituam toda informação não oficial como comunicação informal.
Nessa perspectiva, a comunicação informal é:
Nessa perspectiva, a comunicação informal é:
Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Comunicação Social
Leia o texto a seguir sobre a evolução das assessorias de imprensa.
A expressão assessoria de imprensa (AI) designa a atividade de gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre ___________________. O principal papel de um AI é informar à sociedade sobre assuntos de interesse ___________ com características _____________ sobre os quais a fonte ou organização em que atua tem protagonismo ou interesse. A presença de jornalistas neste papel de ____________ entre fontes e propagadores de informação noticiosa ocorre de forma ________ ao longo do século XX, se institucionaliza rapidamente na década de 1980. A transformação da assessoria de imprensa de acessório pouco relevante para área central no processo de comunicação das organizações e fontes com a sociedade ocorre nos anos 1980, com o processo de ________________.
Adaptado de DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa no Brasil. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e Relacionamento com a Mídia. São Paulo: Atlas, 2009, p.49.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto, segundo a ordem apresentada.
A expressão assessoria de imprensa (AI) designa a atividade de gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre ___________________. O principal papel de um AI é informar à sociedade sobre assuntos de interesse ___________ com características _____________ sobre os quais a fonte ou organização em que atua tem protagonismo ou interesse. A presença de jornalistas neste papel de ____________ entre fontes e propagadores de informação noticiosa ocorre de forma ________ ao longo do século XX, se institucionaliza rapidamente na década de 1980. A transformação da assessoria de imprensa de acessório pouco relevante para área central no processo de comunicação das organizações e fontes com a sociedade ocorre nos anos 1980, com o processo de ________________.
Adaptado de DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa no Brasil. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e Relacionamento com a Mídia. São Paulo: Atlas, 2009, p.49.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto, segundo a ordem apresentada.