limpar filtros
Questões por página:
A professora de Ciências deseja elaborar práticas a serem aplicadas com seus alunos que promovam o pensamento crítico, a investigação e o protagonismo, conforme orientações da BNCC. Nesse contexto, indique uma proposta coerente com princípios pedagógicos e orientações curriculares para o ensino de Ciências.
Durante uma expedição de campo, os estudantes observaram um ecossistema inicialmente em equilíbrio: composto por gramíneas, arbustos, insetos, pequenos roedores, cobras e aves de rapina. No entanto, após o aumento do uso de pesticidas nas lavouras, houve uma grande redução na população de insetos. Pouco tempo depois, também se observou a diminuição de aves e cobras na região. Com base nas relações ecológicas envolvidas e nos conceitos de fluxo de energia e matéria, indique a alternativa que explica corretamente o impacto da redução de insetos no ecossistema observado.
As fontes de energia são essenciais para o funcionamento da sociedade moderna, estando presentes no transporte, na produção de bens e nos serviços básicos. Elas podem ser classificadas como renováveis ou não renováveis, e seu uso traz implicações econômicas, sociais e ambientais importantes. Com base nas características e impactos das fontes de energia, marque a alternativa correta.
As radiações fazem parte do cotidiano e estão presentes em diversas áreas, como na medicina, na geração de energia e na conservação de alimentos. Considerando os conhecimentos científicos sobre os tipos de radiação e suas aplicações no cotidiano, marque o item correto.
Em uma aula prática de Ciências, os alunos realizaram um experimento com três substâncias diferentes: cloreto de sódio (sal de cozinha), sacarose (açúcar) e cobre metálico. Eles observaram o comportamento dessas substâncias ao serem colocadas na água e ao conduzir corrente elétrica. O sal se dissolveu e conduziu eletricidade, o açúcar se dissolveu, mas não conduziu eletricidade, e o cobre não se dissolveu, mas conduziu eletricidade quando ligado a uma bateria. Com base nas observações e nos conhecimentos sobre tipos de ligações químicas, identifique a alternativa correta.