limpar filtros
Questões por página:
No processo de gestão patrimonial, um ministério federal identificou a necessidade de liberar espaço em seu almoxarifado e reduzir custos de manutenção, optando por ceder a outro órgão determinados bens. Para isso, foi necessário classificar os bens como inservíveis, conforme previsto na legislação patrimonial, a fim de autorizar sua transferência a outro ministério.
Nesse contexto, considera-se inservível:
Ao realizar uma análise sobre o desempenho passado, determinada empresa identificou que, nos últimos 12 meses, sua demanda cresceu 50%. Animada com essa perspectiva, a empresa realizou imediatamente seu planejamento, adquirindo novos maquinários e contratando pessoal para atender a uma demanda ainda maior, partindo do princípio de que esse crescimento se repetiria no ano seguinte.
Essa situação evidencia que a empresa adota uma política de previsão de demandas conhecida como:
Em um órgão público federal, foi identificado que um setor responsável por contratos não possui segregação adequada de funções, facilitando a manipulação de documentos e pagamentos indevidos a fornecedores fictícios. A controladoria interna recomendou a implementação de um programa de compliance com foco em governança, gestão de riscos e canais de denúncia.
Considerando as melhores práticas e a legislação brasileira, a principal vantagem da implantação desse programa será:
Uma universidade corporativa desenvolve um curso EAD de 40 horas para gestores públicos, operando com Scrum em sprints quinzenais. A campanha de lançamento está marcada para 10 de outubro, porém a equipe de conteúdo está dois sprints atrasada devido a revisões pedagógicas. Sem verba para horas extras e com a reputação em jogo, o Scrum Master deve facilitar o trabalho da equipe em busca de alternativas para entregar valor sem sacrificar a qualidade nem aumentar o custo.
Para cumprir a data anunciada, o Product Owner, com o apoio da equipe, deve:
Uma fundação privada contratou a construção de museu contemporâneo em área portuária revitalizada. Restam nove meses para a inauguração, mas o cronograma já corre risco de atraso: o acabamento exige profissionais especializados e o orçamento perdeu folga após reajustes em insumos importados. Orientado a evitar atrasos e custos extras, o gerente deve otimizar recursos antes de mexer no plano.
Diante desse cenário, o gerente de projetos deve: